
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima decretou estado de emergência ambiental no Piauí e outros estados brasileiros em decorrência ao risco de incêndios florestais. A portaria, assinada pelo secretário-executivo do ministério, João Paulo Ribeiro Capobianco, foi publicada nesta segunda-feira (29), no Diário Oficial da União.
O documento traz um calendário com períodos e regiões que tiveram ou que terão a situação de emergência ambiental, que tem o objetivo de possibilitar o planejamento anual do Programa de Brigadas Federais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
De acordo com a portaria, a declaração de emergência é válida para entre os meses de março a outubro de 2024 para a mesorregião Sudeste Piauiense. Já entre os meses de maio a dezembro, o risco de incêndios florestais serão nas mesorregiões: Centro-Norte Piauiense, Norte Piauiense e Sudoeste Piauiense.
A portaria, com abrangência nacional e em como objetivo intensificar as ações de prevenção aos incêndios em períodos críticos para cada região, mapeados para classificar emergência.