Geral

Piauí é modelo de referência nacional na recuperação de celulares roubados

Piauí registrou uma redução de 40% no número de roubo e furto de celulares em Teresina e uma queda de 37% no interior

Da Redação

Segunda - 25/03/2024 às 09:26



Foto: SSP-PI
"Restituímos quase 4 mil aparelhos celulares”, afirmou o superintendente de Operações Integradas

O Piauí ganhou destaque no cenário nacional pelo sucesso de seu projeto de recuperação de celulares, que se tornou referência em todo o Brasil. Nos últimos nove meses, quase quatro mil aparelhos celulares foram restituídos, marcando uma significativa conquista no combate ao roubo e furto desses dispositivos.

O projeto de recuperação de celulares desenvolvido no Piauí se baseia em três pilares principais: blitzes, intimações em massa e ações da Operação Interditados, que suspende atividades econômicas de lojas físicas e virtuais envolvidas na compra e revenda de aparelhos roubados.

Desde 2023, o projeto tem apresentado resultados expressivos, incluindo uma redução de 40% nos casos de roubo e furto de celulares em Teresina e uma queda de 37% no interior do estado, sendo liderado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, com colaboração de diversas instituições policiais e órgãos governamentais. Ao todo, foram realizadas 5.895 intimações, 3500 aparelhos foram recuperados, em 10 cidades, 64 lojas físicas e virtuais foram interditadas e 20 pessoas foram presas.

As operações abrangem todo o território do estado do Piauí, com o objetivo não de apenas reduzir os índices de criminalidade relacionados a celulares, mas também estabelecer um modelo eficaz para combater esse tipo de crime em outras regiões do país.

O Superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Mateus Zanatta, enfatizou a importância do projeto, destacando seu pioneirismo e efetividade. Ele ressaltou que o trabalho desenvolvido no Piauí tem despertado interesse de autoridades policiais de outros estados buscando implementar modelos semelhantes ao desenvolvido pelo Piauí.

"Isso demonstra o reconhecimento de nosso trabalho e nos impulsiona a reduzir ainda mais essa prática criminosa em nosso estado", ressalta.

Atuação das Operadoras de Telefonia Móvel

A colaboração das operadoras é fundamental para o sucesso do projeto, especialmente no fornecimento de dados cadastrais vinculados a IMEIs de celulares roubados ou furtados.

Aplicativos Utilizados na Recuperação de Celulares

Além das operações de campo, aplicativos como Cellguard e Lupa Bot têm sido essenciais para o processo de recuperação de dispositivos, agilizando consultas e localização de aparelhos. O Cellguard, é um aplicativo desenvolvido pela Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, é utilizado pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) e concentra todo o processo de trabalho, busca, localização e recuperação de celulares, enquanto o Lupa Bot possibilita que sejam feitas consultas pelos policiais para verificar se aparelhos celulares possuem restrição de roubo ou furto, através de uma foto do IMEI.

Atuação da Receita Federal

A participação da Receita Federal tem sido importante fazendo execução dos mandados, com vistas ao exercício do poder de polícia, na apreensão de origem ilegal.

Recuperação de Aparelhos em Outros Estados

O trabalho da SOI, em conjunto com Polícias Civis de outros estados, tem possibilitado a recuperação de celulares roubados no Piauí que estavam sendo comercializados em diversas regiões do país.

Operação Interditados no Estado do Pará

A Polícia do Piauí, em cooperação com a Polícia do Pará, deflagrou a 14ª fase da Operação Interditados onde 15  aparelhos celulares roubados no Piauí foram recuperados, no dia 14 de março de 2024. Sete pessoas foram presas, sendo que duas delas estavam em presídios do Ceará e foi dado cumprimento a 09 mandados de busca e apreensão. Além disso, foram apreendidos um veículo, um macbook e uma pistola sem registro. A recente operação no Pará demonstra a expansão do alcance do projeto, com a recuperação de aparelhos, prisão de envolvidos e apreensão de produtos ilegais, reforçando a efetividade das ações coordenadas entre estados.

Fonte: SSP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: