Geral

Piauí inicia 3º semana de outubro com 9 mortes e 194 casos do novo coronavírus

Dos 194 casos confirmados da doença, 109 são mulheres e 85 homens, com idades que variam de quatro a 89 anos

Da Redação

Domingo - 18/10/2020 às 18:40



Foto: Reprodução Exame para identificar novo coronavírus
Exame para identificar novo coronavírus

A terceira semana de outubro começa neste domingo (18) com nove mortes por Covid-19 e mais 194 casos do novo coronavírus. As informações foram atualizadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Entre as pessoas que testaram positivo nas últimas 24h, 109 são mulheres e 85 homens, com idades que variam de quatro a 89 anos.

Com isso, hoje o Piauí contabiliza 106.394 mil pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2.  Todas as cidades piauienses já registraram casos da doença. Com relação às mortes, já são 2.295 óbitos, que ocorreram em 179 municípios até o momento. Deste total, 1.328 eram homens e 967 mulheres.

A média de mortes dos últimos sete dias no Estado fica em 9, 3; a média de novos casos é de 556,3, em números absolutos. 

Sete mulheres e dois homens não resistiram às complicações da Covid-19 de ontem para hoje. Elas eram naturais de Alegrete do Piauí ( 61 anos), Inhuma (85 anos), Luís Correia (72 anos) e Teresina ( 65, 69, 80 e 85 anos). Já eles são de Teresina (65 e 95 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 468 ocupados, sendo 278 leitos clínicos, 188 UTIs e 2 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 5.225 até o dia 18 de outubro.

A Sesapi estima que 103.631 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Leia mais - Dia do Médico: diretor fala sobre desafios da pandemia em hospital de campanha de Teresina

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: