Em alusão a uma das datas decisivas no processo da independência do Piauí, o Governo do Estado promove a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. O evento reconhece oficialmente a contribuição de dezenas de piauienses para o progresso do Estado e condecora os escolhidos por meio de comendas. Em Teresina a cerimônia será realizada nesta quarta-feira (19), às 19h, no Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro, centro da capital.
A solenidade de outorga tradicionalmente conta com a presença do chefe do poder executivo do Estado, além de membros representantes do Conselho da Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. Em 2016, dentre as personalidades que serão agraciadas com a Medalha do Mérito Renascença está o produtor cultural e artista piauiense Francisco das Chagas Júnior, do Coletivo Salve a Rainha, o jovem faleceu em uma colisão de veículos em junho deste ano e será representado pelo seu pai, Francisco das Chagas.
Nome das personalidades que receberam às comendas em Teresina:
Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí
Cavaleiro
João Ribeiro Sobrinho
Leôncio Batista de Andrade
Rafael Pereira da Silva
Samara Cristina Brito da Silva
Oficial – Primeira Entrada
Alcides Valeriano de Oliveira
Alessandra Marinheiro
Clécio Antônio Campodônio Eloy
Eufrazina Gomes Aurélio
Francisco das Chagas Bezerra do Vale
Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior (Post Mortem) Representando por seu pai
Francisco das Chagas.
Fundação Maria Carvalho Santos: Representada por seu presidente, Doutor Luiz Ayrton
Santos Júnior.
Giuliano Martins Ramos:
Oficial Segunda Entrada
José Ferreira Neto
José Valter Evangelista Lima
Josué Machado Costa
Lyzangela Nunes Brandão
Luciano Tadeu Silva Ramos
Sayonara Holanda Costa
Sofia Meirose:
Téofilo Rodrigues Ferreira:
Comendador
Antônio Francisco dos Santos Cruz
Emília Pereira da Silva Nunes
Fábia Lopes
Flávia Gomes Cordeiro
Manoel Vera Cruz da Silva Filho
Plínio Valente Ramos Neto
Raimundo Dutra de Araújo
Grande Oficial
Carlos Augusto Pires Brandão
Segue curriculum dos homenageados
Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí
Teresina (PI), 19 de outubro de 2016
Decreto Número: 16.831
CAVALEIRO
1. João Ribeiro Sobrinho: Vaqueiro. Conhecido como João Chaga, é natural de União. Desde criança todos já sabiam da sua vocação para ser vaqueiro. Aos 16 anos, já era vaqueiro, uma arte difícil e perigosa. Com o tempo ficou impossibilitado de desenvolver suas atividades. Mas, para o Brasil, Piauí e União, o reconhecimento do nosso povo.
2. Leôncio Batista de Andrade: Aos 83 anos, o vaqueiro Leôncio nasceu na Localidade Salobro, em União. Filho de vaqueiro, desde cedo demonstrou o interesse pela profissão do pai. Nesta jornada, sofreu vários acidentes. Mas, nunca abandonou a luta. Até hoje, aos 83 anos de idade, ainda lida com o gado, numa demonstração de verdadeiro amor pela profissão.
3. Rafael Pereira da Silva: Policia Militar , lotado no Esquadrão Independente de Policiamento Montado. Trabalhou no Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
4. Samara Cristina Brito da Silva: Natural de Ceilândia, no Distrito Federal. Mora em Teresina desde 1999. É formada em Pedagogia, em Administração e em Edificações. Atualmente, desempenha a função de Secretária da Junta de Serviço Militar da Delegacia Militar de Teresina.
OFICIAL – PRIMEIRA ENTRADA
- Alcides Valeriano de Oliveira: É natural de São Miguel do Tapuio. Foi morar em Piripiri, onde
teve o seu primeiro contato com as artes. Já em Teresina, formou-se em Educação Artística com Habilitação em Música. Fez Curso de Aperfeiçoamento em Regência de Coro Infantil e Educação Musical, em Curitiba e Brasília. É Especialista em Musicoterapia, professor, cantor, compositor, produtor musical e musicoterapêuta. É Membro da Academia de Ciências, Artes e Letras de Piripiri e também preside a Associação de Musicoterapia.
- Alessandra Marinheiro: Juntou-se a ContourGlobal como Vice-Presidente de Desenvolvimento
de Novos Negócios no Brasil, onde originou e estruturou com sucesso projetos eólicos e hidroelétricos. Atualmente, ocupa a posição de Vice-Presidente Executiva & CEO LATAM na empresa, onde é responsável por implementar estratégias de crescimento para a América Latina. No Piauí, a empresa conta com investimentos em energia eólica, com investimentos em torno de 1,85 bilhão, nos municípios de Marcolândia, Simões, Padre Marcos e Caldeirão Grande, gerando milhares de empregos.
- Clécio Antônio Campodônio Eloy: Administrador de Empresas, com MBA em Finanças e
Mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia. É, ainda, Doutor em Administração de Empresas, pela Universidade Complutense de Madrid. Foi Diretor Financeiro do Banco do Estado da Bahia e Diretor de Desenvolvimento e Planejamento do Banco de Desenvolvimento do Estado da Bahia. Atuou como Diretor Executivo da Fábrica de Veículos Troller. E hoje ocupa o cargo de Diretor Executivo da Casa dos Ventos Energias Renováveis, desde a sua fundação em 2007.
- Eufrazina Gomes Aurélio: Nascida na cidade de Crateús, no Ceará, estudante de Enfermagem,
terapeuta naturista e reikiana. Desde muito cedo começou sua preparação espiritual, recebendo aos 16 anos os sete graus da Umbanda. É Coordenadora Estadual da Rede de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde do Piauí.
- Francisco das Chagas Bezerra do Vale: Nasceu em Luzilândia. Desde muito cedo, teve seu
ouvido acariciado pelos sons da cultural oral de sua terra. Já em Teresina, participou de vários festivais tendo sido vencedor em muitos deles. Passou a estudar música na Universidade Federal do Piauí. Em 1995, percorreu cinco países da Europa levando a arte do mamulengo e a música nordestina. Tem dois CDs e um DVD gravados.
- Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior – “Post Mortem: Representando por seu pai
Francisco das Chagas. Nasceu em Muriaé (Minas Gerais). Arteiro desde pequeno, foi criado em Teresina, onde graduou-se em Jornalismo. Trabalhou em vários meios de comunicação. Sempre inquieto e buscando por mais, mourou em São Paulo e Santa Catarina, onde desenvolveu trabalhos na área de Gastronomia. De volta a Teresina iniciou o movimento cultural que transformou a cultura na nossa cidade: o Salve Rainha, valorizando a história e a cultura da nossa capital. Morto em trágico acidente em junho desde ano, Júnior continua vivo pulsando no coração de todos nós. Salve Júnior! Salve, Salve Rainha!
- Fundação Maria Carvalho Santos: Representada por seu presidente, Doutor Luiz Ayrton
Santos Júnior. A Fundação é uma instituição filantrópica fundada há 18 anos. Dentre as suas missões está a promoção de diagnóstico precoce do câncer de mama. Reúne 84 voluntários e já prestou atendimento há 3.212 mulheres com câncer de mama. Realiza, ainda, 34 projetos nesta área, atingindo cobertura em 185 mil mulheres, com atuação nos Estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Tocantins.. O Movimento Outubro Rosa é um desses projetos e é realizado há dez anos.
- Giuliano Martins Ramos: Formado em Direito e em Educação Física, pela Universidade
Federal do Piauí. Auditor Fiscal da Receita do Município de Teresina. Professor de Educação Física do Estado. Conseguiu levar o nome do CAIC Professor Balduíno Barbosa de Deus e do nosso Estado no mais alto nível do Brasil e do mundo, com vários títulos: Heptacampeão da Copa Nordeste de Handebol, atual Tricampeão do Brasil no Campeonato Brasileiro Escolar e Vice-Campeão Mundial na Turquia e em Cabo Verde (na África). Trabalha com 150 crianças da Rede Pública, tirando das drogas, violências e marginalidade, transformando-os em grandes cidadãos.
OFICIAL SEGUNDA ENTRADA
1. José Ferreira Neto: Médico Pediatra, servido efetivo da Prefeitura Municipal de Teresina e do Estado do Piauí, lotado na Administração Central do Hospital de Urgências de Teresina. É membro da atual Diretoria do Sindicato dos Médicos do Piauí.
2. José Valter Evangelista Lima: Empresário. Cearense. Optou por montar e expandir seus negócios aqui no Estado do Piauí, onde há 20 anos vem se destacando no ramo de Motopeças. É proprietário das empresas: Rei das Motos, Baratão das Motos e Atacadão das Motos, atendendo nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Ampliou os negócios, investindo no ramo de imobiliário.
3. Josué Machado Costa: Começou seus estudos de violão aos 15 anos de idade, no Instituto Cultural Santa Rita (Música para Todos). Em 2014, produziu seu primeiro CD solo autoral. Participou de festivais em várias cidades do Brasil, sendo finalista. Agora em 2016, concorreu e ganhou uma bolsa para o Curso Universitário Internacional de Música Espanhola, sendo o único representante brasileiro. Lá recebeu a maior premiação do ano, o Prêmio Internacional de Melhor Guitarrista. É músico âncora do Programa “Feito em Casa” na TV Cidade Verde.
4. Lyzangela Nunes Brandão: Dandinha. Nasceu na cidade de Floriano. Morou em Fortaleza, onde estudou e fez faculdade. Já em Teresina, destacou-se na cena cultural da cidade. Em 2008, gravou seu primeiro CD. Nesses 14 anos de profissão, consolidou sua carreia com a marca de uma das maiores cantoras do nosso Estado.
5. Luciano Tadeu Silva Ramos: Engenheiro de Minas, pela Universidade Federal de Pernambuco, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pela Universidade de São Paulo, com cursos de extensão nos Estados Unidos e na Suíça. Tem 32 anos de experiência na indústria de mineração no Brasil e no mundo. Preside a Piauí Níquel Metais, com investimentos que podem chegar a R$ 2 milhões de reais, com a geração de cerca de 600 empregos diretos e 1200 indiretos.
6. Sayonara Holanda Costa: Graduada em Educação Física. Empreendedora e amante das artes. Sayô é gestora do Camarão do Elias, que há 26 anos, se mantém como um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. É membro da Associação de Bares e Restaurantes, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e da Associação de Micro e Pequenas Empresas do Piauí.
7. Sofia Meirose: Natural de Caxias do Sul – Rio Grande do Sul. É Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas, com Especialização em Assessoria de Comunicação Pública. É Capitã do Quadro Complementar de Oficiais, sendo Chefe da Seção de Comunicação Social do 2º. BEC.
8. Téofilo Rodrigues Ferreira: Magistrado. Formou-se em Direito e em Ciências Econômicas, com Especializações em Processo Penal e em Processo Civil. Tem MBA em Gestão Judiciárias, pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio.
COMENDADOR
- Antônio Francisco dos Santos Cruz: Padre Antônio Cruz. Estudou Filosofia no Instituto de
Ciências Religiosas, em Fortaleza, e Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado presbítero por Dom Miguel em 1986, na Igreja da Santíssima Trindade. Trabalhou em diversas paróquias do Piauí, além de ter sido professor de Sagrada Escrituras do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí. Foi Reitor do Seminário Menor São José. Professor da Universidade Federal e do Instituto Camillo Filho. Atualmente, é Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, Capelão do Colégio Sagrado Coração de Jesus e orientador espiritual da Escola Dom Bosco.
- Emília Pereira da Silva Nunes: Graduou-se em Nutrição, pela Universidade Federal do Piauí,
Com graduação em Controle na Administração Pública. Foi Professora concursada do Departamento de Nutrição da UFPI. Foi Chefe do Cerimonial da Associação Piauiense de Municípios e Chefe do Cerimonial do Governo do Estado, sendo referência na sua área de atuação. É Membro do Conselho Culsultivo do Comitê Nacional de Cerimonial Público.
- Fábia Lopes: Tenente. Oficial Médica de Carreira do Exército. Bacharel em Medicina, com
Especializações em Prática GO e Gestão de Saúde. Tem Mestrado em Ciências Médicas. Foi Professora na Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da FACID e da Universidade Estadual de Ponta Grossa
- Flávia Gomes Cordeiro: Natural de Tianguá (Ceará). Graduou-se em Direito, pela
Universidade Federal do Piauí. Ingressou no Ministério Público em 2002, tendo exercido as funções ministeriais nas promotorias de Simões, São Raimundo Nonato, Caracol, Anísio de Abreu, Ipiranga, Joaquim Pires, Miguel Alves e Oeiras. Foi professora do Curso de Iniciação à Carreira Ministerial. Atualmente, é Coordenadora do Centro de Apoio de Defesa da Educação e Cidadania. Está concluindo Curso de Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí.
- Manoel Vera Cruz da Silva Filho: Licenciado em Teologia, Graduado em Pedagogia –
Habilitação em Magistério. Especialista em Comunicação. Radialista Profissional. Participou de vários Congressos Nacionais de Cerimonial Público, onde atuou como consultor técnico, painelista e palestrante. Exerceu a Docência no Curso de Turismo das Faculdades São Judas e AESPI, bem como Docente do Curso de Pós-Graduação de Gestão de Eventos da FAP. É um dos Cerimonialistas mais conceituados e experientes do Piauí.
- Plínio Valente Ramos Neto: Possui Graduação em Direito, pela Universidade Federal do Piauí,
Mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília e Doutorado em Direito Constitucional (em andamento) pela Universidade de Fortaleza. É Procurador do Tribunal de Contas do Estado e Professor do Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais.
- Raimundo Dutra de Araújo: Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí. Graduado
em Pedagogia, com Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestre em Educação e Doutor em Educação, pela Universidade Metodista de Piracicaba. Exerceu o cargo de Coordenador Geral do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica. Atualmente, é Pró-Reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Estadual do Piauí.
GRANDE OFICIAL
- Carlos Augusto Pires Brandão: Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª.
Região. Formado em Engenheiro Eletricista e Bacharel em Ciências Jurídicas. Tem Pós-Graduação em Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Ambiental Europeu, Preparação da Escola da Magistratura, em Direito Constitucional. É Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito. Doutor em Sociologia do Direito e Instituições Políticas e em Direitos Humanos.
Fonte: Portal do Governo do Piauí
Mais conteúdo sobre:
#medalha