SERVIÇOS

Período mais quente do ano requer consumo de energia consciente

Equatorial Piauí dá dicas de economia para evitar aumento significativo na conta de energia


Energia

Energia Foto: EBC

O Piauí, como bem descrevem os versos do hino, é a Filha do Sol do Equador. Ainda que tenhamos algumas chuvas esporádicas, a predominância do sol é sentida, assim como sua variação mais marcante no período que se estende de setembro a dezembro, popularmente conhecido como B-R-O BRÓ. A temperatura mínima alcançada chega aos 37°, com máximas que podem atingir até 45°, acrescidos da sensação térmica.

A necessidade de aplacar o calor vem acompanhada com a intensificação do uso de eletrodomésticos, como ventiladores, ar condicionados, climatizadores e geladeiras. São equipamentos elétricos necessários e presentes em centenas de lares, que acabam gerando um aumento significativo no consumo de energia nesse período. O impacto também sentido na natureza e no bolso do consumidor ao final de cada mês.

O Gerente de Relacionamento com o Cliente, Luiz Carlos Cardoso, exemplifica uma situação rotineira, que, se não for tratada com a devida atenção, pode ser uma grande vilã na conta de energia. “Nós estamos nos aproximando dos meses mais quentes do ano. É fundamental que as pessoas redobrem o cuidado e evitem as situações que parecem sem importância, mas que geram desperdícios. Então, algumas dicas contribuem para que no final do mês você não tenha tanta surpresa com o valor da fatura de energia elétrica. Por exemplo, ao sair do ambiente, procure sempre desligar o ventilador, climatizador ou ar condicionado, isso evita o desperdício de energia elétrica”, reforça Luiz Carlos.

Por isso, com o aumento inevitável das temperaturas e do consumo de energia, é importante ficar atento às dicas para um uso mais consciente de energia elétrica. São ações simples e que facilmente podem ser inseridas no cotidiano, como um hábito novo, e que, no final das contas, além de deixar os dias quentes mais amenos, contribuem para a economia doméstica:

  • A hidratação é fundamental em tempos de B-R-O BRÓ.  Logo, o abre e fecha das geladeiras aumenta. Uma medida interessante é deixar um litro com água e gelo fora da geladeira. Além de ser uma alternativa para um dos maiores vilões da economia, a medida ajuda a conservar a borracha de vedação da sua geladeira;
  • Quando for em busca de algum alimento na geladeira ou freezer, já tenha em mente o que deseja. Dessa forma, evita-se o gasto de energia pela porta do equipamento aberta por um longo tempo;
  • Ao adquirir novos aparelhos eletrodomésticos, observar se possuem o selo PROCEL A de eficiência energética;
  • Para o ar condicionado, a temperatura ideal é de 23 graus, pois o compressor consome menos energia e o conforto ainda é mantido;
  • Uma boa prática a ser incorporada no cotidiano é fazer o uso intercalado do ar condicionado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia;
  • Em ambientes naturalmente iluminados, evite acender luzes e dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

São dicas simples, eficientes e de fácil assimilação no dia a dia. Mas de qualquer forma, também é importante lembrar da necessidade do cliente informar à distribuidora de energia caso adquira novos eletrodomésticos. Com o aumento das temperaturas, algumas aquisições são inevitáveis, por isso é importante que a empresa receba as informações para um planejamento adequado da rede elétrica de atendimento, evitando a sobrecarga e interrupções de fornecimento de energia.

Ventilador, Climatizador e Ar Condicionado: Você conhece o consumo de cada um?

É importante o conhecimento das reais voltagens dos eletrodomésticos para fazer uma escolha consciente, e ter o aparelho que melhor se adapte à realidade em particular de cada família, e de cada usuário. Seguem dados informativos:

Veja também:

Empresário Pablo Campos é condenado a 21 anos e 8 meses de prisão em regime fechado

Onze trabalhadores são resgatados em situação degradante de trabalho em Patos do Piauí

Quais os serviços oferecidos pelo Detran?

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: