Geral

Quais os serviços oferecidos pelo Detran?

Os serviços disponibilizados pelo Detran vão desde habilitação dos condutores, até o monitoramento das vias públicas para fazer valer a legislação de trânsito de cada estado; saiba mais

Da redação

Terça - 30/08/2022 às 14:10



Foto: Divulgação Detran
Detran

O Departamento Estadual de Trânsito com seus serviços em pontos de atendimento nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal oferece inúmeros serviços para tudo o que envolve formação de condutores, CNH, propriedade de veículo, fiscalização e administração do trânsito.

Em vista do movimento recente de aprimoramento de seus serviços digitais, o Detran disponibiliza um site para cada Estado como o Detran.SP, Detran.SC ou Detran RS. A ideia é acabar com as longas filas dos postos de atendimento.

Não são todos os sites do Detran para cada estado que disponibilizam os mesmos serviços cobrando as mesmas taxas, mas nada que uma rápida consulta no site do órgão estadual não resolva. No entanto, os 3 serviços oferecidos pelo Detran a seguir podem ser realizados ou iniciados no geral em quase todos os sites de cada estado.

Os serviços mais necessários em relação ao Detra 

Podemos adiantar que a digitalização dos serviços ao cidadão em relação ao Detran atende cerca de 94% das demandas atuais, e os principais serviços buscados são os seguintes em ordem de demanda:

Renovação da CNH;

Transferência de veículos;

Licenciamento Detran.

O restante ainda demanda a presença dos interessados. Mas, vale adiantar que, desses 6%, alguns vão ser sempre presenciais por exigirem a vistoria dos fiscais e técnicos Detran, como é o caso de demarcação do chassi e alteração de placa.

Como renovar a CNH (2022)?

O jeito tradicional de renovar CNH vencida ou para vencer é comparecer a um CFC (Centro de formação de condutores) com os documentos exigidos – RG, CPF, Comprovante residência e CNH. Ou baixe o aplicativo, em São Paulo por exemplo, o PoupaTempo, e faça upload deles em formato com menos de 1MB.

No app ou no CFC recolha a Guia DAD-E das taxas e pague. Algumas categorias – C, D, E exigem exame toxicológico. Motoristas profissionais precisam ainda fazer exame psicológico.

Como fazer a transferência e licenciamento de veículos?

A transferência veicular realizada em veículos de outras regiões tem o mesmo processo, apenas exigirá um novo emplacamento com a localidade correspondente.

Em linhas gerais, comprador e vendedor, com seus documentos (original e cópia) devem assinar e anexar o CRV com respectivas firmas autenticadas em cartório; ter a cópia do edital do leilão; certificado de vistoria; se for o caso Certidão Negativa de Débito CND ou Certidão Positiva de Débitos com Efeitos de Negativa (CPD-EN). A taxa de transferência de veículos varia de estado para estado.

Para o licenciamento a taxa anual é de R$ 144,00. Feito o pagamento, imprima o CRLV em casa indicando o número do Renavam e a placa do veículo.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: