
A vida do casal Amanda Kelly Gomes de Sousa e Francisco Rutiere teve uma reviravolta durante a pandemia do novo coronavírus. Eles moram no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina e têm quatro filhos de idades 8, 5, 2 e o mais novo tem apenas 20 dias de vida. A filha de 2 anos, Ana Sofia de Sousa Santos, foi diagnosticada com sarcoma, que é um tipo de câncer que se desenvolve nos ossos ou músculos.
A família só descobriu que havia algo errado quando percebeu que tinha um caroço crescendo na região do glúteo de Ana Sofia. Os pais imaginavam que era apenas consequência de um machucado e como não sumiu com o tempo, eles levaram a menina ao médico.
"No início da pandemia a gente descobriu a doença da Ana Sofia. Achávamos que era apenas alguma pancadinha, que ela teria se machucado e que logo sumiria. Mas não sumiu e fizemos uma ultrassom, o acusou um caroço de 7 cm. Em setembro, recebemos o diagnóstico de sarcoma e logo foi iniciado o tratamento", disse a mãe da criança ao Piauíhoje.com.
Desde então, a rotina da família mudou completamente. A criança faz tratamento no Hospital São Marcos, em Teresina. Toda quarta-feira Ana Sofia faz exames e na quinta-feira ela toma quimioterapia.
Diagnóstico de Ana Sofia/Foto: Imagem enviada pela família
Família vive de ajuda
Amanda Kelly estava grávida de seu quarto filho quando recebeu a notícia da doença de Ana Sofia. Atualmente, a mãe se recupera da cirurgia cesárea e está desempregada. O pai das crianças também está impossibilitado de trabalhar porque está com uma massa crescendo no olho e aguarda diagnóstico para saber se será necessário passar por cirurgia.
"No momento a gente vive de ajuda das pessoas. Eu estou operada e meu marido também desempregado. Ele está esperando falar com o oftalmologista para saber se vai ter que fazer cirurgia para remover um caroço e uma carne que estão crescendo no olho dele. A médica disse que ele não pode pegar sol, fumaça e poeira. Enquanto não tiver um diagnóstico, ele não pode trabalhar", explicou Amanda,
Prestes a ser despejada
A família mora de aluguel, o que está atrasado há dois meses. O dono do imóvel deu até o dia 20 de dezembro para que a família pague o aluguel e fique em dias. Caso contrário, o casal e quatro filhos serão despejados. Iarlyson, Tallyson, Ana Sofia e Tayson, filhos do casal
Família precisa de ajuda
Sem nenhuma renda, a família vive da ajuda de outras pessoas que conhecem a história e se sensibilizaram. Amanda Kelly conta que precisa muito de alimentação, curativos, gazes, luvas, ataduras, e álcool 70%. As doações também podem ser feitas em dinheiro, pois toda semana a criança precisa se deslocar ao médico e sonha também em quitar o aluguel.
Para ajudar com qualquer valor, segue abaixo a conta bancária:
Banco: Caixa Econômica Federal
Número: 0029 023 00034916-7
Titular: Amanda Kelly Gomes de Sousa
Amanda Kelly informou ainda que está com as portas de sua casa aberta para quem quiser conhecê-los e ver de perto a situação. O telefone mais informações é (86) 9 9477-5361.