
Guitarra, flauta, teclado, triângulo e zabumba formaram a mistura de ritmos da primeira apresentação de um grupo de pacientes do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).
O grupo, formado por pessoas entre 5 e 34 anos, com Transtornos do Espectro Autista, conhecido popularmente como autismo, estreou nesta sexta-feira (7), durante abertura do I Simpósio Piauiense de Psicologia na Reabilitação, realizado e sediado pelo Ceir.
“Essa banda, que escolhemos chamar de Somos Um, nasceu nas terapias da reabilitação intelectual e é formada por uma equipe multiprofissional com musicoterapeuta, psicóloga, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga e reabilitador desportivo”, explica a psicóloga Natália Vidal.
Fabrício Lima, de 9 anos, fez o som da zabumba e emocionou a sua avó Maria das Graças Pereira. “A música tem ajudado muito no tratamento dele e fiquei muito feliz com a apresentação”, conta.
Ainda nesta sexta (7), dentro da programação do Simpósio, pacientes do Ceir vão realizar uma roda de capoeira e colaboradores vão apresentar um coral de libras. O evento também conta com um BazArt, com exposição e venda de obras pintadas por pacientes do local.
Fonte: Ascom