
Já são onze tartarugas encontradas mortas no litoral do Piauí nos últimos dias. De acordo com o Instituto Tartarugas do Delta, a equipe do Projeto Rotas da Conservação registrou cinco encalhes morto de tartarugas verde, na praia do Peito de Moça e Barro Preto, no município de Luís Correia. Destes, três tartarugas foram submetidas a necropsia e de acordo com o laudo clínico veterinário, duas apresentaram um conteúdo escuro e manchas escuras na mucosa intestinal, sugestivo de óleo. Já o terceiro animai analisado possuía tumores externos, sem presença do óleo.
O petróleo cru encontrado nas praias do Nordeste nos últimos meses pode ser a principal causa da morte de tartarugas marinhas, mas outros fatores como o lixo nas praias também pode influenciar na morte desses animais. No litoral do Piauí, algumas tartarugas encontradas mortas já estavam em um estado avançado de decomposição. Isso Estão sendo realizadas análises das amostras para que possa ser identificado a real causa da morte dos animais.
O Instituto Tartarugas do Delta orienta que caso algum animal seja encontrado morto nas praias do litoral do Piauí, que seja comunicado através dos telefones: (86) 9 9968 0197/ 9 8809 6450/ 9 9975 5380/9 9482 7871.
Necropsia sugere óleo em uma das tartarugas encontradas mortas em Luís Correia