
Oficiais de Justiça do Piauí foram homenageados em sessão solene realizada na manhã de hoje (16), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O evento é uma iniciativa do deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), em alusão ao Dia Nacional do Oficial de Justiça, celebrado em 25 de março.
"É uma categoria que tem uma importância significativa para o estado do Piauí. É quem faz o relacionamento, a união entre o povo e o Poder Judiciário. Nada mais justo do que a Assembleia Legislativa fazer essa homenagem a esses guerreiros que, em alguns momentos da sua profissão, passam por adversidades. Sem sombra de dúvidas, são pessoas que merecem o nosso respeito, o nosso carinho e a Assembleia Legislativa reconhece", destacou Evaldo Gomes.
O parlamentar disse ainda que os oficiais de justiça têm o compromisso e são essenciais para garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e que a justiça seja acessível a todos. "Além disso, enfrentam desafios diários com coragem e ética, muitas vezes em situações adversas, e que merecem nosso reconhecimento e respeito."
Carlos Henrique Bezerra Sales, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Piauí, destacou que a categoria é o elo entre o Judiciário e a sociedade. "Nós somos quem recebe e quem leva a justiça a todos. Nós estamos em todos os pontos do Piauí. São lugares onde o Estado não chega, mas nós chegamos para levar a justiça a todos. É um momento simbólico, mas um momento de alta importância para a categoria. E aqui é a nossa gratidão, esta casa. A casa do povo reconhecendo o seu povo que trabalha em prol do povo", ressaltou.
"Hoje nós somos menos de 400 oficiais de justiça. Temos uma carência de quase 100 oficiais de justiça. É uma carência grande, mas tem um concurso vigente que estão chamando e a gente espera que a gente consiga cumprir a demanda. Nós hoje temos comarcas que têm apenas um oficial de justiça, mas o Tribunal está revendo toda essa situação e logo nós estaremos aí cumprindo a demanda e levando ainda mais celeridade processual ao interior do estado", afirmou.
O desembargador Manoel de Sousa Dourado, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), disse que a categoria dos oficiais de justiça é milenar, a importância dela sempre existiu e haverá de existir e o papel deles é o de fazer com que isso persista. "Eu já fui oficial de justiça e a minha essência, como já disse pra categoria, é de oficial de justiça, [...] nós pegamos essa oportunidade que a vida nos dá e tentamos ser agentes de transformação social através dessa nossa atividade", disse.
Fizeram parte da mesa de honra o desembargador Manoel de Sousa Dourado, representando o desembargador Aderson Antônio Brito Nogueira, presidente do TJ-PI; a subdefensora pública geral do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos; Carlos Henrique Bezerra Sales, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça/Avaliadores do Estado do Piauí; Tiago Veras Beleza, vice-presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça/Avaliadores do Estado do Piauí; Maércio da Silva Maia, ex-presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça; Carlos Eugênio de Sousa, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Piauí.
Fonte: Alepi