Geral

MP manda apurar causas da morte de peixes em Valença

morte peixes MP apura

Domingo - 15/09/2013 às 14:09



Foto: portalv1 Causa da mortalidade dos peixes é desconhecida
Causa da mortalidade dos peixes é desconhecida
 O Ministério Publico, através do promotor Sinobilino Pinheiro da Silva Junior requisitou copia de todo o material fotográfico produzido por uma reportagem que mostrou a mortalidade de dezenas de peixes nos rios São Camilo, Tranqueira e Caatinguinha, em Valença do Piauí a 220 quilômetros ao Sul de Teresdina.

A morte dos peixes segundo os agricultores foi motivada pela degradação dos rios que não conseguem mais avançar no seu curso normal, devido à intervenção humana ao longo dos tempos e a falta de uma política seria de preservação. Entre os rios ameaçados está o Riacho Caatinguinha que deu origem a cidade de Valença do Piauí e abre o hino municipal.

No oficio, o promotor lembrou a gravidade de assunto abordado na matéria e reconheceu que cabe ao Ministério Publico a defesa dos direitos difusos, coletivos, individuais indispensáveis, bem como a ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais relativos ao meio ambiente.

O caso será apurado através de um Inquérito Civil Publico, onde será solicitado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMAR) a realização de uma pericia nos rios citados dentro da cidade a fim de verificar as causas da poluição ambiental e apontar responsáveis (pessoa física ou jurídica) e indicar soluções para a recuperação dos rios. 

Fonte: portalv1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Dezenas
<