
Morreu nesse sábado (17), aos 88 anos, Abdias Queiroz, pioneiro do Judô no Piauí. Ele sofreu uma parada cardíaca em decorrência de uma cirurgia abdominal. A informação foi confirmada pelo filho de Abdias, Danys Queiroz, vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô.
Nascido em Quixadá, no Ceará, Abdias Queiroz mudou-se para Teresina no início da década 1970 como instrutor de defesa pessoal da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). Após estabilizar-se no novo estado, trouxe a família e começou a ensinar judô aos filhos com tatame e judogis improvisados, em casa mesmo. Formou nove filhos faixas-pretas e ajudou a disseminar o judô pelo estado.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) destacou Abdias Queiroz como um dos “grandes mestres e entusiastas” do esporte no país.
“A CBJ enaltece o legado deixado por Abdias Queiroz na promoção da filosofia e dos valores do judô e se solidariza aos familiares, amigos e alunos do professor nesse momento difícil de dor e despedida”.
O velório aconteceu na Funerária Pax União, em Teresina, e o sepultamento ocorreu no Cemitério Jardim da Ressurreição.
O governador Rafael Fonteles lamentou a morte de Abdias Queiroz e destacou que ele é um dos maiores responsáveis pela disseminação do judô no Piauí.