Geral

Morre o piauiense Jofran Frejat, ex-secretário de saúde e ex-deputado do Distrito Federal

Jofran Frejat lutava contra um câncer nos pulmões e não resistiu

Da Redação

Terça - 24/11/2020 às 13:00



Foto: Divulgação Jofran Frejat
Jofran Frejat

O piauiense Jofran Frejat morreu aos 83 anos na noite dessa segunda-feira (23) por complicações de um câncer de pulmão. Ele era defensor do SUS, foi  secretário de Saúde e deputado no Distrito Federal. Ele ainda disputou as últimas eleições para governador do Distrito Federal. 

Jofran Frejat estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, no Setor Hospitalar Sul. Ele ficou 20 dias internado e foi intubado ontem pela manhã, não havendo melhora em seu quadro clínico. Já por volta das 18h40 foi decretado o óbito. Jofran Frejat oi diagnosticado com a doença enquanto tratava de um cálculo renal em setembro do ano passado.

O político nasceu em 19 de maio de 1937, em Floriano, no Piauí. Ele chegou ao Distrito Federal em 1963, logo após se formar em Medicina, no Rio de Janeiro. No DF, começou a trabalhar Hospital Regional da Asa Sul. Ele ainda foi ainda diretor do Instituto Médico Legal do Distrito Federal, nos anos de 1973-1979, nos governos Hélio Prates da Silveira e Elmo Serejo Farias. 

Participou ainda do governo de Aimé Lamaison como secretário de Saúde e, em seguida, foi secretário-geral do Ministério da Previdência Social. Em 1987 foi eleito pela primeira vez deputado federal, cargo que ocupou por cinco mandatos. Frejat iniciou a vida política no PFL (atual DEM) e passou também pelo PP, PPB e PTB, antes de se filiar ao PR, em 2007. Nas eleições de 2014, Frejat chegou ao segundo turno na disputa pelo Palácio do Buriti, mas perdeu para Rodrigo Rollemberg (PSB). Na ocasião, o médico recebeu 44,44% dos votos válidos.

Despedida

O velório do ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal Jofran Frejat terá inicio às 15h desta terça-feira (24), na Asa Sul, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília. A cerimônia termina às 17h. Em seguida, o corpo de Frejat será cremado em Valparaíso de Goiás-GO.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: