Para fortalecer o turismo, promover seus destinos e capacitar o setor de forma sustentável e responsável, o Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo do Brasil (FTB Piauí), que pretende reunir os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O megaevento contará com exposições e rodadas de negócios com a participação de agências de viagens, operadoras de turismo, meios de hospedagens, meios de transportes, governos municipais, estaduais e federal. A feira acontecerá nos dias 15 e 16 de maio de 2025 e terá a capital Teresina como sede.
Na programação, estão previstas apresentações culturais, palestras, salas de capacitação, exposições de produtos, serviços, destinos, além de mesas e rodadas de negócios. Durante o evento, são esperados 15 mil participantes, cinco mil profissionais, 1.500 agentes e operadores de turismo e 50 compradores (hosted buyers).
Um dos organizadores da FTB, Airton Martins, destacou a importância do evento e seu impacto na economia do estado, estimado em R$ 100 milhões. "O ano de 2024 foi importante para o Piauí no setor turístico, especialmente pelo apoio e incentivo do governo estadual, que reconhece a herança cultural do Estado, suas belezas naturais e diversidade única. Então, com esse evento, estamos dando um passo importante na consolidação do Piauí como um destino turístico de destaque no cenário nacional, marcando um novo capítulo na história desse setor do Piauí, com impactos positivos a longo prazo pelas novas oportunidades de negócios que surgirão", disse Martins.
Segundo Airton Martins, o projeto da feira já foi protocolado no Ministério do Turismo e na Secretaria Estadual do Turismo (Setur - PI). Sobre a programação, os organizadores estão empenhados em reunir diversos segmentos do turismo local, desde destinos naturais até patrimônios históricos, proporcionando uma plataforma para que empresas e empreendedores locais exibam seus produtos e serviços.
Pablo Martins, coordenador da FTB Piauí, destacou que além do público local, a feira atrairá visitantes de diversas partes do país, ampliando o conhecimento das pessoas envolvidas sobre os nossos atrativos e curiosidades.
"Além disso, a presença de turistas e profissionais do setor criará oportunidades de negócios, incentivando o desenvolvimento de novos empreendimentos e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo no Estado", destacou Pablo Martins que é comunicador e marketeiro em turismo e vem acompanhando, presencialmente, as principais feiras como a WTM Latin América, ABAV Expo, BTM (Brasil Travel Market) e Festuris.