Geral

LUTO

Morre em Teresina a advogada Juju; ela lutou contra doença rara

Juju tinha 60 anos e era esposa da professora da UFPI Jacqueline Dourado

Da Redação

Quinta - 06/04/2023 às 08:35



Foto: Arquivo pessoal Advogada Marileide Pedro da Silva, conhecida como Juju
Advogada Marileide Pedro da Silva, conhecida como Juju


Faleceu na madrugada desta quinta-feira (6), em Teresina, a advogada Marileide Pedro da Silva, conhecida como Juju. Ela tinha 60 anos e morreu em decorrência de complicações graves da Doença de Creutzfeldt-Jakob Esporádica (DCJE). Juju era esposa da jornalista e professora da Universidade Federal do Piauí,  Jacqueline Lima Dourado.

 Natural do Rio Grande do Norte, Juju era graduada em Direito (CEUT) e em Ciências Criminais (UESPI). Foi técnica da Emgerpi, assessora no gabinete da SETUR (Secretaria de Turismo do Piauí), diretora do Prodetur (Programa de Desenvolvimento Turístico da SETUR) e diretora da Unidade de Comércio e Serviços da SEDET (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Piauí).

Teve diagnóstico confirmado para Creutzfeldt-Jakob Esporádica (DCJE), que é uma doença neurodegenerativa que provoca desordem cerebral, perda de memória, é incurável e tem evolução rápida. A doença é pouco conhecida e poucos casos foram diagnosticados no Brasil. O tratamento é paliativo, conduzido por médicos e profissionais de saúde de forma multidisciplinar, e busca levar dignidade ao paciente e conforto a seus familiares.

Para que fossem possíveis os cuidados necessários, a família e amigos fizeram a campanha #ajudenossajuju, em que se informou sobre a doença e se solicitou orações, ajuda emocional e financeira. Juju contou com a colaboração de amigos e desconhecidos, do Brasil e do exterior.

Juju e Jacqueline Dourado
Ela deixa dois filhos, Cibelle Silva Araújo Resende e Alan Silva Araújo Resende; a neta Valentina Frota Resende; pai, mãe e irmãos; e a esposa Jacqueline Lima Dourado, com quem foi casada por 24 anos. 

"Juju deixa a todos as incríveis memórias de viagens, bom humor, orações, as histórias que contava, a coragem para amar e a crença que, mesmo percorrendo caminhos difíceis, a vida sempre reencontra a esperança", disse a família.

O velório acontece a partir das 8 horas, no Espaço Sol Pax União e o enterro está previsto para as 15h no Cemitério Jardim da Ressureição.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: