Geral

Mãe entra na Justiça contra Colégio Objetivo por negar matrícula ao filho autista

Segundo a mãe Elisângela Oliveira, a escola afirmou que não podia matricular o menino porque ele tem autismo

Da Redação

Terça - 11/01/2022 às 11:30



Foto: Reprodução/Instagram Unidade do Colégio Objetivo em Teresina
Unidade do Colégio Objetivo em Teresina

Elisângela Oliveira usou as redes sociais para manifestar sua revolta com o Colégio Objetivo, localizado em Teresina, por ter cancelado a matrícula de seu filho Calebe Oliveira, de 6 anos, por conta que a criança tem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A mãe entrou na Justiça contra a instituição de ensino, alegando preconceito.

A mãe relatou que pagou a matrícula e seu filho passou nos testes do colégio, no entanto sua vaga foi cancelada. Cabele foi diagnosticado com TEA há alguns anos e ele é super inteligente, fala inglês, adora números e a cada dia surpreende educadores e familiares.

"Fui chamada pela coordenação pedagógica que disse que meu filho era muito inteligente, mas que não poderia estudar lá porque eles tinham uma cota. Uma cota que não existe! O que é existe é a Constituição Federal, que nos dá o direito à educação e educação inclusiva", disse a mãe em entrevista à uma emissora de TV. 

O menino adora estudar, mas a família afirma que sofreu preconceito ao ter o cancelamento da matrícula no colégio particular. A mãe da criança ficou transtornada com a situação e foi preciso tomar medicações para controladas para conter o choro e a angústia que se estendeu por dias.

Elisângela e o filho Calebe/Foto: Reprodução/Instagram 

O preconceito e falta inclusão chamaram a  atenção do jurista e advogado, Marlon Reais, que já ganhou casos nacionais de combate ao preconceito. Ele abraçou o caso e é o advogado da família. O processo foi protocolado e deve ganhar grande repercussão. 

Elisângela acredita que a situação não ficará impune e servirá de exemplo para outras escolas não tratarem com discriminação outras pessoas que passam pelo mesmo problema. O Colégio Coletivo ainda não se manifestou sobre o caso. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: