
O Lupa App, ferramenta lançada pelo Governo do Piauí para reforçar a segurança pública no estado, já realizou 264 mil consultas e gerou 52.306 alertas positivos desde a sua implantação.
O aplicativo permite que policiais tenham acesso rápido a informações essenciais em tempo real, como consultas sobre placas de veículos, identidades, mandados de prisão e celulares roubados. Em fase de implantação, uma média de 720 consultas diárias são realizadas pelo Lupa App.
Antes da versão em aplicativo, o Lupa como um bot no aplicativo de mensagem Telegram e apresentou resultados positivos desde a implantação. Cerca de 50 celulares roubados ou furtados foram recuperados apenas no primeiro dia de uso da ferramenta. O bot foi responsável por 20% do total de celulares recuperados no estado.
Esses números devem crescer, agora que a ferramenta poderá ser acessada por meio de um aplicativo. "Cada policial vai poder baixar o aplicativo e fazer as consultas que geralmente ele precisaria de um computador para fazer. Então, fez uma abordagem na rua, quer verificar se aquele documento é verdadeiro, se aquele celular é roubado, toda essa informação vai estar na mão do policial", revela o diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança, o delegado Anchieta Nery.