
O presidente Lula (PT) tem uma reunião agendada com o chefe de governo da Guiana, Irfaan Ali, com o objetivo de discutir a agenda bilateral entre Brasil e Guiana, com destaque para a participação do presidente como convidado especial no encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom). O encontro acontece em Georgetown, capital do país vizinho, na próxima quinta-feira (29).
Além disso, um possível assunto do encontro vai ser a crise entre a Guiana e a Venezuala pelo território de Essequibo, disputado pelos países.
Entenda a disputa territorial
A área disputada pelos países tem 160 mil quilômetros quadrados, e está localizada a oeste do Rio Essequibo, correspondendo hoje cerca de 75% dos 215 mil quilômetros quadrados do território da Guiana.
O local é rico em pedras preciosas e minérios, e está sob o controle da Guiana desde a sua independência, em 1966. Antes era dominada pelo Reino Unido desde o século XIX. Os britânicos acreditavam que possuíam direito ao território pois em 1648, os espanhóis cederam toda a área a leste do Orinoco aos holandeses, que foi passado posteriormente para o Reino Unido.
Área disputada entre os países
Já a Venezuela afirma que a área é sua alegando que já que o local era parte do Império Espanhol, existia a presença de religiosos espanhóis na área, e que segundo ela, os holandeses nunca ocuparam a região à oeste do Rio Essequibo. A reivindicação existe antes mesmo do país ser independente;
Fonte: Agência Brasil