Geral

Lixo perfuro-cortante: descarte correto evita transtornos e acidentes

acondicionamento dicas cortante lixo

Sexta - 21/09/2012 às 23:09



O acondicionamento e descarte incorreto de lixo cortante e perfurante como cacos de vidro, pedaços de madeira e pregos podem ocasionar sérios problemas na vida dos coletores da limpeza pública. Lidar corretamente com o lixo é uma atitude importante para garantir a segurança da família e prevenir graves acidentes, por isso, é imprescindível que a população realize um descarte responsável do lixo doméstico.

De acordo com Fernando Góis, gerente da Sustentare Engenharia Ambiental, empresa responsável pela coleta do lixo em Teresina, esses problemas podem ser evitados com a conscientização da população. “As pessoas podem facilitar o trabalho dos coletores de lixo, bem como evitar que os mesmos se acidentem ao manusear os resíduos perfuro – cortantes, que devem ser acondicionados em recipientes rígidos. Portanto, a sociedade precisa fazer a sua parte, tornar o lixo seguro para garantir a sua saúde e daqueles que mantêm a cidade limpa”, afirma.

Simples lâmpadas, copos, louças e embalagens de vidro podem não parecer perigosos, mas são verdadeiras armas, já que eles quebram com o manuseio. “Para não machucar o coletor, a população precisa procurar um material mais rígido para o acondicionamento, como jornal, papelão, latas, garrafas pet ou mesmo embalagens de leite. Os cacos de vidro podem ser embalados dentro de latinhas de leite em pó ou achocolatado. Outra possibilidade é cortar uma caixa de leite ao meio, promovendo um encaixe. Assim, fica mais seguro”, explica Góis.

Para os materiais perfurantes como pregos, parafusos, arames e, até mesmo, as lascas de madeiras, o gerente explica que o ideal é colocá-los em latas, embalagens plásticas ou embrulhar em grandes volumes de jornal. Quanto aos pregos e parafusos, é interessante entortá-los com martelo. A tampa serrilhada da lata de conserva também pode machucar e a recomendação do gerente da Sustentare é dobrá-la para dentro, pois assim a serrilha estará protegida pela própria lata.

Fernando Góis destaca também que a Sustentare realiza treinamentos com os coletores para orientá-los sobre as formas seguras de manuseio do lixo. “Temos a preocupação de informar os nossos funcionários de como proceder na hora de coletar o lixo, em especial os perfuro-cortantes. É uma maneira de garantir a saúde dos coletores. Além disso, disponibilizamos roupas e luvas apropriadas para os coletores da limpeza pública”, enfatiza.

E para conscientizar a população, a Sustentare, por meio do setor de educação ambiental, promove palestras e realiza panfletagens na cidade. “Com essas ações tentamos conscientizar as pessoas sobre a forma correta de acondicionar os resíduos, bem como zelar por estes tão importantes profissionais que trabalham em prol da saúde e bem estar da sociedade e muitas vezes não são reconhecidos”, conclui.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Ambiente
<