Geral

PODCAST MULHER MAIS

Josiene Campelo destaca avanços no esporte e desafios das mulheres na liderança estadual

Secretária de Esportes do Piauí participou do podcast Mulher Mais e abordou gestão, inclusão social e metas para 2026

Por Natalia Costa

Sexta - 20/02/2026 às 11:32



Foto: Piauí Hoje Secretária Josiana Campelo participou do podcast Mulher Mais e falou sobre gestão, inclusão social e desafios das mulheres no esporte.
Secretária Josiana Campelo participou do podcast Mulher Mais e falou sobre gestão, inclusão social e desafios das mulheres no esporte.

O podcast Mulher Mais, recebeu a secretária de Esportes do Piauí, Josiene Campelo na tarde da quinta-feira (19), no estúdio do Portal Piauí Hoje. Durante a entrevista, ela falou sobre trajetória profissional, desafios enfrentados em um ambiente majoritariamente masculino e os principais avanços da política pública esportiva no estado.

Primeiramente, a mulher de muita coragem. Mas sou filha de uma professora e de um autônomo e uma sonhadora que veio aqui pra Teresina para conquistar todos os seus sonhos. É isso que a gente sempre idealiza. E, claro, a gente tem avançado não só nas conquistas pessoais, como também nas conquistas profissionais. Estando hoje como secretária estadual dos Esportes e podendo desenvolver políticas públicas que nos 224 municípios.

Apresentadoras Natalia Costa e Ozeli Santos | Foto: Piauí Hoje

Ela também ressaltou a responsabilidade de comandar a secretaria de Esportes e a importância da representatividade feminina em espaços de poder.

Natural de Beneditinos, Josiene contou que se mudou para Teresina com o objetivo de cursar o ensino superior. Formada em Contabilidade, sempre teve perfil empreendedor e experiência na iniciativa privada, além de atuação na política.

“Quando a gente vem de um município estudar em Teresina, a gente idealiza primeiramente um curso superior. Então foi isso que eu idealizei ao chegar em Teresina e me formei eu, pessoal de Beneditinos, Piauí, com muito orgulho.”

Antes de assumir a Secretaria de Esportes, ela presidiu a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos de Teresina, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo.

Desafios no esporte e enfrentamento ao preconceito

Ao falar sobre a presença feminina no comando da Secretaria, Josiene reconheceu a resistência ainda existente no setor esportivo.

A gente não pode ser hipócrita aqui de dizer que não há uma resistência, principalmente nesse mundo onde o esporte é majoritariamente masculino e um ambiente masculino.

Segundo ela, as críticas e questionamentos fortaleceram sua atuação. “A gente mostra a nossa competência. Não é através do gênero, é através do compromisso, da responsabilidade e da vontade de fazer.”

A secretária destacou que foi indicada pelo deputado estadual Evaldo Gomes e integra a gestão do governador Rafael Fonteles.

Podcast Mulher Mais | Foto: Piauí Hoje

Avanços na gestão e investimentos no esporte

Sobre os resultados à frente da pasta desde 2023, Joseane afirmou que as metas previstas para quatro anos foram alcançadas já no primeiro ano de gestão.

Em 2023, iniciando a nossa gestão, nós fizemos a nossa primeira reunião com o nosso governador Rafael Fonteles. E nessa primeira reunião, depois de seis meses de gestão, nós já tínhamos cumprido todas as nossa meta de governo de quatro anos. Nós cumprimos em 2023.

Entre os destaques, ela citou:

  • Investimento superior a R$ 5 milhões nos Jogos Escolares;

  • Ampliação do paradesporto, com conquistas de medalhas regionais, nacionais e internacionais;

  • Programa Bolsa Atleta, que concede incentivo financeiro a atletas e técnicos;

  • Investimento de R$ 10 milhões em projetos esportivos por meio de editais;

  • Apoio a escolinhas esportivas em diversos municípios.

Josiene reforçou que o esporte é uma ferramenta de transformação social.“Eu sempre digo que o esporte é uma ferramenta não só de inclusão social, mas de transformação social.”

Apresentadoras Natalia Costa e Ozeli Santos | Foto: Piauí Hoje

Mensagem às mulheres

Ao final da entrevista, Josiene deixou uma mensagem de incentivo às mulheres que desejam ocupar espaços de liderança, especialmente em áreas dominadas por homens.“Coragem, Eu resumiria que a gente tem. Eu precisei sempre de muita coragem e muita dedicação naquilo que você faz.”

Para ela, o caminho passa pela união feminina e pela demonstração de competência por meio do trabalho.“Não é o gênero que vai nos limitar.”

O episódio completo está disponível nas redes sociais do podcast Mulher Mais:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade