Geral

José Wilson Araújo figura entre os pré-candidatos ao Quinto Constitucional do TJ-PI

Atualmente, procurador do município de Teresina, o jurista está no exercício da advocacia desde a sua formatura, em 1993. Ele tem longa trajetória de relevantes serviços prestados à população piauiense

Da Redação

Quarta - 11/08/2021 às 15:12



Foto: Divulgação Advogado José Wilson Araújo
Advogado José Wilson Araújo

No exercício da advocacia há 28 anos, o jurista colocou seu nome à apreciação para participar do processo de escolha do próximo ocupante da cadeira de desembargador na principal corte da justiça piauiense

Com a aposentadoria do desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, que deixará o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) em 15 de outubro de 2021, a vaga do decano deve ser ocupada por um membro da advocacia piauiense, definido por meio da eleição do Quinto Constitucional. Entre os nomes que se apresentam como postulantes à vaga, está o advogado José Wilson Araújo.

Atualmente, procurador do município de Teresina, o jurista está no exercício da advocacia desde a sua formatura, em 1993. Com uma longa trajetória de relevantes serviços prestados à população piauiense, tanto na Magistratura Eleitoral quanto no exercício de advogado, Araújo define que está colocando seu nome à apreciação dos colegas por conta do seu percurso na advocacia piauiense.

“Todas essas experiências, somadas ao dia a dia da advocacia, com seus dissabores e vitórias, transformaram-me no advogado que sou hoje, vivenciando os altos e baixos da profissão, como tantos colegas. São experiências que me habilitam a colocar o nosso nome à disposição dos colegas para o Quinto Constitucional, assim como o grande anseio de seguir colaborando com o aperfeiçoamento do nosso Judiciário”, destaca o pré-candidato.

Questionado sobre o papel do advogado na administração da Justiça, José Wilson destaca a sua experiência como magistrado do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. “Quando atuei como juiz do TRE, na categoria jurista, os advogados viram na prática um Gabinete acessível, focado na celeridade do andamento processual, na prolação de decisões. E esse segue sendo nosso compromisso nesta pré-candidatura: ter, dentro do TJ-PI, um olhar sensível às demandas da advocacia e um Gabinete resolutivo”, acrescenta.

O Quinto Constitucional é um dispositivo da lei que prevê a formação das cortes jurídicas com um quinto das vagas destinadas a membros oriundos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os nomes eleitos na votação vão para uma sabatina do Conselho da OAB que escolherá a lista sêxtupla a ser apresentada ao TJ-PI que, por sua vez, forma a lista tríplice enviada ao governador Wellington Dias. O chefe do Executivo, então, fará a nomeação.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: