O coronel Jacks Galvão inicia, na próxima segunda-feira (23), uma nova etapa na carreira ao assumir a Coordenadoria-Geral de Fronteiras (CGFRON), órgão ligado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). À frente da estrutura responsável por articular ações nas áreas de divisa e fronteira do país, ele terá como foco principal o enfrentamento ao tráfico de drogas, ao contrabando e às organizações criminosas que atuam de forma interestadual.
Com 33 anos de serviços prestados à Polícia Militar do Piauí (PM-PI), Jacks Galvão deixou o comando do Departamento Geral de Operações (DGO) nessa sexta-feira (21), posto que ocupava há três anos e meio.
Em sua nova missão, Jacks Galvão disse que pretende ampliar, em âmbito nacional, o modelo de atuação desenvolvido no Piauí, baseado no uso intensivo de inteligência, no compartilhamento de dados e na integração entre as forças de segurança.
A agenda de reuniões com gestores estaduais já começa na próxima semana, com o objetivo de mapear demandas específicas e alinhar estratégias conjuntas.
A nova missão também segue diretriz do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, que determinou o reforço das operações em andamento e a ampliação do diálogo com as unidades da federação. A intenção é construir uma política contínua, baseada na cooperação entre os entes federativos.