Criado com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação básica com foco na formação e valorização do educador, o IQE é uma associação civil de caráter educacional e de assistência social, sem fins econômicos, criada em 1994 e mantida com o apoio de empresas privadas e parcerias com governos.
Desde sua criação, em 1994, o IQE já atendeu 2.042.189 alunos, mais de 90 mil educadores e 9.231 escolas da rede pública. Atualmente, o Instituto desenvolve programas nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará, totalizando 161.435 alunos beneficiados.
O IQE reconhece a importância e busca fortalecer a participação dos formadores de opinião como primeiro passo do processo de informação acerca da educação pública, colaborando com a instrumentalização de conceitos da área na cobertura jornalística. “Trataremos de questões fundamentais para o desenvolvimento da educação pública, desde o estudante da área de comunicação até o profissional que atua nos veículos de imprensa e são responsáveis pela disseminação de informações sobre a educação”, afirmou José Gayoso, Relações Institucionais do IQE.
Gayoso é graduado em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) de São Paulo; é pós-graduado em Gestão pelo INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa); atuou como professor do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada e desde 2009 desenvolve atividades docentes, pesquisa educacional e relações institucionais no IQE.
Fonte: assessoria