“O evento deste ano pretende propor soluções de curto e médio prazo para tornar o Centro da cidade mais agradável para a população que transita diariamente por suas ruas. Nesse contexto, trazemos o campo cultural como protagonista do desenvolvimento das cidades, a partir de uma necessária centralidade e entendendo a cultura como um recurso a ser preservado e potencializado”, ressalta Júlio Medeiros, arquiteto e um dos organizadores do evento.
Especialistas em arquitetura, urbanismo e sustentabilidade de todo o país e de outras partes do mundo estiveram reunidos em Teresina, no decorrer deste ano, para diagnosticar problemas no crescimento desordenado da cidade. De posse dessas análises, grupos de trabalho foram criados para apresentar soluções sustentáveis para o melhor desenvolvimento da mobilidade urbana da capital piauiense, em especial no Centro de Teresina, onde os problemas de trânsito são mais graves.
As propostas dos grupos de trabalho serão divulgadas durante o IV workshop Teresina Sustentável, sendo eles: Mobilidade Urbana, Moradia no Centro, Corredor Cultural e Economia Criativa. A metodologia de trabalho consistiu numa pesquisa de campo, em conjunto com a observação não participante, além de levantamento fotográfico de ruas, construções, entre outros espaços localizados no Centro da capital.
O Teresina Sustentável é uma iniciativa do ICC - Instituto de Comunicação e Cultura, IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil - Piauí e CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo - PI. Confira a programação na íntegra:
Horário Atividade
8h30 Abertura
9h Economia criativa nos centros urbanos
Palestrante: Ana Carla Fonseca (SP)
10h30 Coffee break
10h45 Agência de projetos cultural
Palestrante: Pere Clotas i Cierco (Gestora de Patrocini-BCN-ES)
12 h Intervalo
14h00 Apresentação propostas GT1: Corredor Cultural
15h00 Apresentação propostas GT2: Mobilidade Urbana
16h00 Apresentação propostas GT3: Moradia no Centro
17h00 Apresentação propostas GT4: Economia Criativa nos Centro Urbanos
Fonte: assessoria