Geral

Incêndio mata 10 pessoas em acampamento do MST no Pará

Equipes de resgate e bombeiros trabalharam no local para conter as chamas remanescentes e avaliar a extensão dos danos

Da Redação

Domingo - 10/12/2023 às 14:11



Foto: Reprodução Dez pessoas morreram no incêndio
Dez pessoas morreram no incêndio

Um incêndio na noite desse sábado, dia 09, em um acampamento sem terra deixou 10 mortos na localidade de Palmares II, em Parauapebas (PA). As chamas, inicialmente desencadeadas como um princípio de incêndio, se espalharam rapidamente, provocando pânico entre os residentes.

Conforme as investigações preliminares, o fogo teve origem em material altamente inflamável, proveniente de cabos de internet em processo de instalação na área. As suspeitas recaem sobre as condições inadequadas de manuseio ou possíveis falhas na colocação desses cabos.

Entre as vítimas, encontram-se três trabalhadores terceirizados de uma empresa de internet e membros do movimento sem terra que ocupavam o acampamento. A identificação das vítimas está em andamento pelas autoridades locais. Equipes de resgate e bombeiros trabalharam no local para conter as chamas remanescentes e avaliar a extensão dos danos.

A tragédia, que teria começado com a explosão de um transformador de energia elétrica, resultou na rápida propagação das chamas pelas barracas de palha. A Prefeitura Municipal de Parauapebas emitiu uma nota oficial ainda na noite desse sábado.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Parauapebas lamenta profundamente o incêndio ocorrido no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Palmares 2, nesta noite de sábado, 9, que resultou em vários mortos e feridos.

A prefeitura está dando total apoio às vítimas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias de base estão no local para prestar os devidos atendimentos.

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Defesa Civil municipal, também está à disposição para apoio às vítimas, juntamente com o Instituto Médico Legal (IML), Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil.

O governo municipal se solidariza com familiares e amigos dos que tiveram a vida ceifada nesta tragédia e espera que, em breve, a causa do incêndio seja esclarecida e, havendo culpados, que sejam punidos no rigor da lei.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Parauapebas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: