Geral

CAOS NA SAÚDE

HUT enfrenta superlotação e falta de medicamentos, aponta vistoria do Ministério Público

O HUT explicou que fez levantamento dos itens críticos e irá encaminhar à FMS para que as providências sejam tomadas

vistoria, hut, irregularidades, falta de medicamentos, superlotação

Sábado - 25/05/2024 às 17:33



Foto: MPPI MPPI e Coren realizam vistoria no HUT
MPPI e Coren realizam vistoria no HUT

Diversas irregularidades foram encontradas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) durante vistoria do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, e do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI). A inspeção ocorreu nessa sexta-feira (24) e foi constatada a superlotação no hospital, além da falta de medicamentos.

Entre os setores inspecionados, foram visitados a Sala Verde, o Acolhimento e Classificação de Risco, e a ala de Pediatria.  Na Sala Verde foram constatados problemas como superlotação, climatização ineficiente, insuficiência de alguns medicamentos e insumos, além de relatos de sobrecarga dos profissionais da Enfermagem.

Segundo o promotor de Justiça Eny Pontes, chegaram ao MPPI queixas sobre climatização e falta de medicamentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Ele ainda destacou que a iniciativa visa a contribuir com melhorias na prestação dos serviços de saúde da unidade.

O promotor de justiça conversou conversou com pacientes e acompanhantes para ouvir suas necessidades a respeito do atendimento hospitalar. Também foram vistoriadas UTI, Farmácia, Central e Esterilização e clínica ortopédica. Em seguida, foi realizada audiência extrajudicial para debater pontos importantes observados durante a inspeção.

A equipe do COREN-PI pontuou os aspectos que necessitam de melhoria nos setores vistoriados. Sobre os medicamentos e insumos, a equipe do HUT explicou que o hospital fez levantamento dos itens críticos e irá encaminhar à Fundação Municipal de Saúde essa relação, para providências.

Apesar do esforço informado pela equipe do HUT para sanar a falta de insumos, sua regularização depende da tramitação dos processos de licitação ou aderir a ata de registro de preços de outros órgãos para a compra. O diretor Geral do HUT, Élio Rodrigues, frisou que estão em busca de sanar de forma definitiva a situação do desabastecimento. 

Ao final da audiência, ficou estabelecido que o HUT enviará documentos de escalas, classificação de risco de pacientes, quantidade diária de pacientes, solução imediata da climatização, processos SEI de enfermagem e solicitação de novos profissionais para o setor de triagem.

Outro ponto solicitado foi o acesso ao SEI dos processos de aquisição de medicamentos em falta ou de pequeno estoque. Também foi recomendado a aquisição de bebedouro para a Sala Verde, uma vez que o atual não supre a necessidade pela grande demanda de pacientes e acompanhantes.

Fonte: Com informações do Ministério Público

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: