Política

HISTÓRIA

Ex-governador Hugo Napoleão, criador da UESPI, é homenageado na posse do novo reitor

Ex-governador, fundador da universidade e ex-ministro da Educação, foi celebrado em solenidade que empossou Paulo Henrique Pinheiro

Por Luiz Brandão

Terça - 20/01/2026 às 23:56



Foto: Redes sociais Hugo Napoleão, ex-governador do Piauí
Hugo Napoleão, ex-governador do Piauí

A solenidade de posse do novo reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor Paulo Henrique Pinheiro, realizada nesta terça-feira (29) em Teresina, foi também um momento de resgate histórico e reconhecimento. Um dos principais homenageados da noite foi o ex-governador Hugo Napoleão do Rego Neto, criador da UESPI durante seu primeiro governo (1983-1986). Ele esteve presente no evento no Centro de Convenções e foi bastante aplaudido.

Por diversas vezes, Hugo Napoleão foi citado nos discursos do reitor empossado, da vice-reitora, do ex-reitor Evandro Alberto e do governador Rafael Fonteles. A cada menção, era cumprimentado e aplaudido calorosamente pela plateia. Visivelmente emocionado, o ex-governador se disse muito feliz com a celebração e relembrou o ato de criação da universidade, que iniciou como uma fundação. 

"Valeu a pena criar a universidade porque ela hoje é um centro de referência de formação de pessoas, intelectuais, cientistas no Piauí e no Brasil", declarou Hugo Napoleão. Ele, que também foi ministro da Educação e Cultura no governo do presidente José Sarney (1986), reforçou que "o fortalecimento das universidades tem que ser uma meta de todo governo".

História 

AUESPI foi fundada em 29 de janeiro de 1987, pela Lei nº 3.828, assinada pelo então governador Hugo Napoleão. É sucessora da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FADEP).

A instituição nasceu como Fundação Universidade Estadual do Piauí (FUESPI) e foi posteriormente transformada em autarquia. Hoje, é a principal universidade pública estadual do Piauí, com campis em 16 municípios, oferecendo dezenas de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, formando milhares de profissionais anualmente e desempenhando papel crucial no desenvolvimento científico e social do estado.

A homenagem a Hugo Napoleão na posse do reitor Paulo Henrique Pinheiro simboliza a conexão entre a fundação da universidade e os desafios atuais de sua consolidação e expansão, temas abordados também nos anúncios de novas obras feitos pelo governador Rafael Fonteles na mesma cerimônia.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade