Geral

EDUCAÇÃO

Governo do Piauí apresenta proposta de reajuste para professores ativos e inativos

A proposta garante piso dos professores, paridade com aposentados e pagamento retroativo a janeiro

Alinny Maria

Segunda - 14/03/2022 às 12:23



Foto: Roberta Aline Reunião entre representantes do Governo e do Sinte-PI
Reunião entre representantes do Governo e do Sinte-PI

O Governo do Estado do Piauí entregou aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (Sinte), em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (14), a proposta de reajuste salarial dos professores da rede estadual de ensino. A proposta do Governo implanta o piso nacional dos professores para ativos e inativos no valor de R$ 3.845,63 e autoriza um reajuste de 14,58% para as outras classes de professores.

Segundo a proposta, o aumento linear de 10% aos professores será implantado já no mês de abril. Somado a isso, também será adicionado no vencimento um aumento de 4,17%, referente a incorporação do auxílio alimentação, a ativos e inativos da categoria.

O valor oferecido pelo Governo é uma contra contraproposta à demanda da categoria de 33%, conforme reajuste definido pelo Governo Federal. A categoria chegou ao 33º dia de greve e agora vai se reunir para avaliar a proposta.

Secretário de Educação, Ellen Gera
 

O reajuste será retroativo a janeiro de 2022, de forma que todos os professores das categorias que não atingiram o piso, receberão os valores da diferença salarial referente aos meses de janeiro, fevereiro e março.

Deputado João de Deus dialoga com governador sobre o piso salarial dos professores

Escola estadual em Altos comemora aprovações de estudantes no SISU

Governo inaugura polo da Universidade Aberta e autoriza mais obras em Manoel Emídio

Com a proposta, nenhum professor da rede estadual receberá menos que o piso vigente da categoria, seja ele da ativa ou aposentado. A medida visa seguir o piso salarial vigente seguindo os critérios da legislação atual (Lei 14.113/2020).

O secretário estadual da Educação, Ellen Gera, afirma o reajuste no salário dos professores vai além do cumprimento da legislação atual, sendo também o reconhecimento da categoria. “O professor e a educação como um todo são a base da nossa sociedade. Por isso, devemos ter o maior cuidado de honrar o piso dos professores. Mais uma vez estamos garantindo isso a todos os servidores e garantindo que nenhum professor, seja ele ativo ou inativo, ganhe menos que o piso da categoria”, declarou.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: