PANDEMIA

Governo desmente fake news e informa que não apresentou plano de retorno do comércio

Governo lançou página para esclarecer notícias falsas; somente nesta sexta-feira duas fake news foram desmentidas


Acessa página do Governo e denuncia fake news

Acessa página do Governo e denuncia fake news Foto: Divulgação

Circulou em grupos de WhatsApp  suposto plano de retorno das atividades comerciais no Piauí, o que foi prontamente desmentido pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (08).

Em nota, o Governo do Estado afirma que em nenhum momento apresentou plano de retorno das atividades. O decreto de número 18.966, de 30 de abril de 2020, continua vigente até o dia 21 de maio. As atividades escolares, por sua vez, ficam suspensas até 31 de julho.

Tem sido exponencial o crescimento de infectados pelo novo Coronavírus, com registros diários de até 90 novos casos da doença. 35 piauienses já morrem vítimas do Covid-19, 275 estão internados e só ontem o Piauí perdeu dois piauienses. Um idoso de 74 anos, com problema pulmonar morreu no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina e uma mulher, natural de Baixa Grande do Ribeiro, de 52 anos, veio a óbito no Hospital Tibério Nunes, em Floriano, Sul do estado. O total de contaminados é de 1.131.

À medida que aumentam as confirmações e mortes por Covid, surgem novas fake news. Para combatê-las a Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM) criou uma página para esclarecer assuntos que foram tratados como notícias verdadeiras.

Segundo o coordenador-geral de Comunicação do Governo do Estado, Allisson Bacelar, a propagação de informações falsas nas redes sociais confunde, atrapalha e prejudica a própria população que precisa se proteger de um vírus ainda sem vacina.

“A informação correta e verdadeira é primordial nesse momento para combatermos o avanço da doença de forma mais eficaz. Informações falsas prejudicam o entendimento da população e a percepção do momento sério que estamos vivendo. É preciso prudência e seriedade para que todos possam agir da forma correta. Com esse trabalho de combate às fake news, queremos dar nossa contribuição para que cada um faça as escolhas certas”, declarou.

Ainda nesta sexta-feira uma segunda fake news a respeito de compra de máscaras foi esclarecida pela CCOM. Todas as notícias falsas criadas durante a pandemia do Coronavírus no Piauí podem ser conferidas com as informações corretas através do link https://www.pi.gov.br/fakenews.

Já para conferir em tempo real todas as informações envolvendo a pandemia, basta clicar neste link coronavirus.pi.gov.br. 

Próxima notícia

Dê sua opinião: