EDUCAÇÃO

Gildásio Guedes toma posse como novo reitor da UFPI

A solenidade aconteceu no salão de festas do condomínio onde ele mora


Gildásio Guedes toma posse como novo reitor da UFPI

Gildásio Guedes toma posse como novo reitor da UFPI Foto: Montagem Piauí Hoje

O professor Gildásio Guedes Fernandes tomou posse como novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na noite dessa sexta-feira (20). A solenidade ocorreu no salão de festas do condomínio onde ele mora, na zona Leste de Teresina.

O vice-reitor, professor  Viriato Campelo também foi empossado. Eles foram escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ocupavam o segundo lugar na lista tríplice, definida pelo Conselho Universitário. Gildásio Guedes substituiu José Arimatéia Lopes e ficará no comando da UFPI durante quatro anos. 

Processo eleitoral

 Em virtude da pandemia de Covid-19, o processo eleitoral para a escolha do novo reitor da UFPI foi feita de forma virtual e obteve mais de 14 mil votos, distribuídos entre as cinco chapas concorrentes. Os novos dirigentes foram escolhidos em um processo democrático, dividido em duas etapas. 

Primeiro, foi organizada uma consulta geral à comunidade universitária no dia 12 de agosto de 2020. Em um segundo momento, o Conselho Universitário se reuniu em sessão especial para nova votação, a partir do qual se formou a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação.

Na consulta geral, o Professor Gildásio Guedes e o Professor Viriato Campelo receberam 4.499 votos de alunos, 219 votos de professores e 269 votos de servidores técnico-administrativos. No Conselho Universitário, o novo reitor recebeu 11 votos, figurando em segundo lugar na lista enviada para nomeação.

No dia 19 de novembro de 2020, saiu a nomeação do professor Gildásio Guedes no  Decreto da Presidência da República, publicado no Diário Oficial da União. 

Novo reitor e vice-reitor

Professor Gildásio Guedes/Foto: Ufpi

Gildásio Guedes Fernandes, é Professor Titular da UFPI, doutor em Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais, pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Matemática e em Educação Física e Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Foi Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância, Diretor do Centro de Ciências da Natureza, chefe do Departamento de Informática e Estatística, chefe do Departamento de Matemática, Diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (atual Superintendência de Tenologia da Informação).

Professor Viriato Campelo/Foto: UFPI

Viriato Campelo possui graduação em Medicina (UFPI), Mestrado em Clínica Médica (UNICAMP) e Doutorado em Medicina (Ciências Médicas) pela USP na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e estágio Pós-doutoral em Epidemiologia pela Faculdade Saúde Pública/USP.

Atua em pesquisas na área de saúde pública e epidemiologia das doenças infecciosas e não infecciosas. Atualmente é professor titular e Diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI.

Próxima notícia

Dê sua opinião: