Geral

Maternidade Evangelina Rosa funciona com licença da Anvisa vencida

A fiscalização de surpresa do TCE-PI flagrou inúmeras irregularidades em 30 hospitais do Estado

Alinny Maria

Quinta - 05/12/2019 às 09:35



Foto: Montagem Piauí Hoje Maternidade Dona Evangelina Rosa está com a licença da Anvisa vencida
Maternidade Dona Evangelina Rosa está com a licença da Anvisa vencida

Nessa quarta-feira (04), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) realizou uma fiscalização surpresa e simultânea em 30 hospitais de 23 municípios piauienses. Na ação, várias irregularidades foram flagradas nas unidades de saúde, entre elas o alto número de medicamentos vencidos, medicamentos essenciais em baixo estoque, problemas estruturais, roupas estendidas na área externa, precariedade na limpeza, entre outros. 

Em Teresina, os agentes do TCE-PI constataram que a Maternidade Dona Evangelina Rosa está funcionando com a Licença da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária  (ANVISA), fora da validade. Além disso, foi flagrado na unidade de saúde problemas estruturais, falta de limpeza na cozinha e banheiros, além do armazenamento inadequado de medicamentos, que estão em contato direto com a parede. 

O relatório com os dados gerais da operação ainda não foi divulgado, mas conforme o material enviado pela equipe durante a ação já é possível observar os problemas que acometem os hospitais e consequentemente prejudica a população.Durante a fiscalização, os agentes do TCE/PI utilizaram equipamentos e ferramentas de tecnologia da informação na coleta de dados, processamento, e envio de informações diretamente das atividades de campo em tempo real. 

Já no hospital do bairro Mocambinho, na zona Norte, foi observado a falta de higiene em algumas unidades. No almoxarifado, os itens estão armazenados em locais em que não garante a  qualidade, segurança e integridade dos itens. As paredes também apresentam rachaduras.

De modo geral, quase todas as unidades estavam com medicamentos fora do prazo de validade em estoque. Após a fiscalização, o TCE vai realizar um plano operativo para que todas as irregularidades sejam resolvidas. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: