
Cerca de 40 famílias foram atingidas pela cheia do Rio Marataoan em cinco bairros do município de Barras (PI). Segundo a Defesa Civil do Município, 8 famílias já deixaram suas residências e as outras estão ilhadas, resistindo em deixar suas casas.
A Prefeitura de Barras instalou um Comitê Gestor de Crise contra as Enchentes e decretou estado de calamidade devido aos estragos causadas pelas chuvas. Os bairros mais afetados pelas enchentes são Prainha e Boa Vista. Famílias dos bairros São Cristóvão e Pedrinhas também foram atingidas.
Segundo o técnico da Defesa Civil, Lúcio Flávio Carvalho Rego, quatro escolas serão utilizadas como abrigo para as famílias que decidirem deixar seus lares ou que, porventura, sejam afetadas pelas cheias. As 8 famílias que já deixaram suas residências estão abrigadas em casas de amigos ou parentes, que estão recebendo um aluguel social.
O boletim de monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e publicado na tarde desta quarta-feira (10) informou que o nível do rio Marataoan está em 4,5 m, ultrapassando a cota de inundação, que é de 4,20 m.
O Piauí inteiro está sob alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas até às 10h desta quinta-feira (11), segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia.
Esperantina
O rio Longá em Esperantina ultrapassou a cota de inundação, que é de 7,40 m. O nível do rio está em 8,11 m. A Defesa Civil do Município contabilizou 42 pessoas desabrigadas. A Prefeitura estuda declarar situação de emergência.