Geral

Familiares protestam contra morte de cinco detentos da Cadeia Pública de Altos

O protesto acontecem em frente ao Fórum de Teresina; os manifestantes querem explicações e justiça

Alinny Maria

Segunda - 25/05/2020 às 10:38



Foto: Imagem enviada ao Piauí Hoje Familiares de presos da CPA fazem protesto em Teresina
Familiares de presos da CPA fazem protesto em Teresina

Familiares de detentos da Cadeia Pública de Altos (CPA) fazem um novo protesto nesta segunda-feira (25) em frente ao Fórum Cível e Criminal de Teresina, no Centro. O motivo da manifestação é para cobrar providências e esclarecimentos sobre o grave problema de saúde que acomete os presos do presídio e que já tirou a vida de cinco detentos em apenas 11 dias.

Dezenas de familiares seguram cartazes e se ajoelharam na frente do Fórum para rezar pela saúde dos presos. A família dos presos querem explicações e justiça por aqueles que morreram em decorrência da doença ainda não identificada. Eles alegam que estão há três semanas sem saber o que realmente está acontecendo e o medo é que mais presos possam morrer a qualquer momento. 


Na noite de ontem (24), o quinto detento que apresentou sintomas de leptospirose morreu no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Até o momento a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) não divulgou a causa da infecção que tem atingido os detentos.

Laudos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) revelaram que a água do presídio oferecida aos detentos tinha a bactéria encontrada na urina de ratos e que causa a infecção por leptospirose. No início, 48 presos apresentaram sintomas como edemas e urina escura. Dos 31 pacientes que precisaram ser hospitalizados, cinco morreram.  Os 26 detentos estão distribuídos no HGV, Hospital Natan Portela, Hospital da Polícia Militar e Hospital Santa Maria da Codipi.  

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: