
Com a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), a Igreja católica começa os preparativos para escolher um novo líder religioso. De acordo com o Vaticano, 138 cardeais estão aptos a participar da votação. O ex-arcebispo de Teresina, Sérgio da Rocha, de 65 anos, está entre os sete brasileiros que irão participar do Conclave. Atualmente, Sérgio Rocha é arcebispo de Salvador.
Dom Sérgio foi arcebispo de Teresina de 2008 a 2011, quando foi chamado pelo Vaticano para assumir o mesmo cargo na Arquidiocese de Brasília. Em 2020, ele foi nomeado para Salvador.
Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar e apenas sete no Brasil atendem a esse critério. Dom Sérgio deve ir ao Vaticano nos próximos dias, para participar das missas de despedida do papa Francisco. Ele permanecerá na Itália até a escolha do novo papa.
Nascido em Dobrada (SP), Dom Sérgio foi ordenado padre em 1984 na Diocese de São Carlos, onde também atuou como pároco nas comunidades de Santa Eudóxia, Água Vermelha e São Judas Tadeu.
Dom Sérgio também já exerceu cargos como diretor espiritual, professor e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos, além de lecionar na PUC-Campinas.
O cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Foi criado cardeal pelo Papa Francisco em 2016 e presidiu a CNBB de 2015 a 2019.
Lista de cardeais brasileiros que participarão do Conclave:
- Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, 65 anos
- Dom Jaime Spengler – Presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos
- Dom Odilo Scherer – Arcebispo de São Paulo, 75 anos
- Dom Orani Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos
- Dom Paulo Cezar Costa – Arcebispo de Brasília, 57 anos
- Dom João Braz de Aviz – Arcebispo emérito de Brasília, 77 anos
- Dom Leonardo Steiner – Arcebispo de Manaus, 74 anos