
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Equidade em Saúde, vai realizar nesta quarta-feira (23) uma série de atividades de saúde na escola indígena Ceti Oka Inaminanoko. A proposta é levar atendimentos e informações sobre cuidados com a saúde para alunos, pais, mães e trabalhadores da comunidade escolar.
A ação é fruto de uma parceria entre a Sesapi, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), o programa PET-Saúde/Equidade da UFPI e Uespi, a UBS Durvalino Couto (FMS), o curso de Nutrição da Uninovafapi, além das secretarias da Agricultura Familiar (SAF) e da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).
A expectativa é atender cerca de 270 pessoas, entre estudantes, funcionários e familiares das etnias Warao e Guajajara.
Segundo Filipe Silva, coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi, essas ações ajudam a enfrentar dificuldades enfrentadas por essas populações. “São serviços importantes para cuidar da saúde e melhorar a vida dessas pessoas”, explicou.
Durante o dia, serão oferecidos serviços como testes para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), ações para cuidar da saúde mental, orientações sobre os perigos do cigarro, dicas de primeiros socorros, medição de peso e altura (antropometria), cuidados com a saúde bucal, verificação de pressão e glicemia, além de orientações sobre alimentação saudável.
Fonte: CCOM PI