Geral

TABAGISMO

Estudo aponta como o cigarro compromete a fertilidade de homens e mulheres

Pesquisas recentes mostram que substâncias do cigarro, como nicotina e metais pesados, comprometem a fertilidade e reduzem as chances de concepção

Da Redação

Quarta - 26/02/2025 às 11:22



Foto: Reprodução Cigarro afeta a fertilidade e reduz as chances de engravidar
Cigarro afeta a fertilidade e reduz as chances de engravidar

Fumar não afeta apenas a saúde em geral, mas também a fertilidade de homens e mulheres, conforme apontam estudos recentes publicados em importantes periódicos científicos.

Pesquisadores italianos, em um estudo publicado no Journal of Clinical Medicine, revelaram que mais de 4 mil substâncias presentes no cigarro, incluindo metais pesados como cádmio e chumbo, se acumulam nos testículos, prejudicando a função reprodutiva masculina.

Em outra pesquisa, publicada no Journal of Applied Toxicology, os cientistas mostraram que a nicotina pode afetar diretamente a função ovariana, prejudicando a fertilidade feminina.

De acordo com Bruno Jacon, farmacêutico e gerente de Qualidade da Euroart Import, empresa responsável pela distribuição do lubrificante de fertilidade Conceive Plus no Brasil, esses estudos confirmam que fumar reduz as chances de casais engravidarem. “Casais que desejam ter filhos devem parar de fumar imediatamente para aumentar as chances de concepção”, alertou Jacon.

Além de reduzir a quantidade e a qualidade dos gametas, o fumo interfere nos hormônios que regulam o processo reprodutivo. "Pesquisas indicam que pelo menos 100 substâncias presentes no cigarro afetam diretamente a fertilidade", afirmou Jacon.

Uma das principais substâncias prejudiciais é a nicotina, que tem efeito vasoconstritor nas mulheres, dificultando a ovulação e a fertilização, além de prejudicar o funcionamento das trompas de Falópio. Nos homens, a nicotina diminui tanto a produção quanto a mobilidade dos espermatozoides, comprometendo a qualidade dos gametas.

Para casais com dificuldades para engravidar, Jacon sugere o uso de opções como testes de ovulação e lubrificantes de fertilidade. "O lubrificante Conceive Plus é uma boa alternativa, pois ajuda na concepção natural, mantém os espermatozoides saudáveis por mais tempo e melhora sua mobilidade, facilitando a chegada ao óvulo", explicou. O produto deve ser aplicado 10 a 15 minutos antes da relação sexual e pode ser utilizado tanto por homens quanto por mulheres, criando condições favoráveis à fertilização.

Fonte: Alfapress

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<