
Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam, desde às 9h desta terça-feira (07), uma manifestação no campus Petrônio Portella, bairro Ininga, na zona Leste de Teresina. O ato iniciou na frente da reitoria, mas por volta de 12h os discentes passaram a ocupar o salão nobre da reitoria. Eles reivindicam o cumprimento básico dos seus direitos dentro do campus e denunciam o sucateamento da universidade.
Os alunos cobram por segurança, iluminação adequada, manutenção básica na infraestrutura, laboratórios, entre outras demandas. Já os estudantes que residem nas residências universitárias denunciam denunciam que sofrem constantemente com a falta d'água, internet e falta de alimentação digna.
Segundo os estudantes, as solicitações e reivindicações já foram repassadas para a reitoria, mas ainda não obtiveram respostas. A manifestação não tem hora para acabar e deve ocorrer até que os alunos sejam atendidos pelo reitor Gildásio Guedes.
O ato foi convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e conta com a participação de Centros Acadêmicos de vários cursos da UFPI e outros movimentos estudantis.