Geral

FRAUDE

Estudante de medicina do Pará é investigado por fraudes no Enem

Segundo a PF, o aluno teria feito os exames de 2022 e 2023, além de cobrar R$ 150 mil dos outros dois candidatos envolvidos

Da Redação

Segunda - 19/02/2024 às 10:33



Foto: Montagem: g1 Estudantes suspeitos no caso / Foto: Reprodução/Redes sociais
Estudantes suspeitos no caso / Foto: Reprodução/Redes sociais

O estudante de medicina da Universidade Estadual do Pará (UEPA), André Rodrigues Ataíde, de 23 anos, está sob investigação da Polícia Federal por suposta fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). André é suspeito de usar documentos falsos para realizar as provas em nome de outras pessoas, cobrando até R$ 150 mil pelo serviço.

A operação da PF, realizada nessa sexta-feira (16), revelou que pelo menos dois candidatos conseguiram ingressar no curso de medicina na UEPA por meio desse esquema fraudulento. As investigações lançam luz sobre possíveis fragilidades no modelo de aplicação do Enem em todo o país.

As denúncias que desencadearam a investigação partiram de duas fontes anônimas. Moisés Oliveira Assunção, de 25 anos, foi um dos beneficiados pelo esquema, tendo André Rodrigues Ataíde realizado a prova em seu lugar, utilizando identidade falsa.

Além disso, no Enem de 2022, André teria feito as provas em nome de Eliesio Bastos Ataíde, de 25 anos, usando documentação falsificada e até mesmo assinatura forjada. Eliesio foi aprovado e cursou medicina na UEPA no ano anterior.

Os três envolvidos responderão em liberdade por falsidade ideológica e uso de documento falso.

A universidade afirmou em nota que irá colaborar com as investigações da Polícia Federal e aguardará o desfecho do processo para tomar as medidas necessárias sobre o caso.

Fonte: g1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: