
Entre as ações que devem receber ainda mais atenção do Estado, por meio da Sedec, estão a instalação de equipamentos e construção reservatórios para armazenamento e distribuição de água de poços já perfurados, a perfuração de novos poços com toda a estrutura necessária para funcionamento, a construção de sistemas de abastecimento, além da operação carro-pipa.
A Sedec já iniciou a construção de quatro grandes reservatórios para colocar em operação os poços estratégicos do estado. Cada um deles terá capacidade para armazenar 200 mil litros de água e devem atender a população de São Braz, Vera Mendes, São João da Canabrava, Pedro Laurentino e municípios vizinhos. Além disso, centenas de poços com capacidade menor estão sendo equipados, em diversos municípios piauienses.
"Nosso objetivo é colocar em funcionamento esses poços perfurados há anos no estado, mas que por falta de equipamentos e até mesmo de rede elétrica, não estão atendendo a população. Com eles em funciomanto, vamos diminuir o problema de falta d\'água em vários municípios", disse Hélio Isaias.
O secretário destacou a importância de trabalhar em parceria com a Fetag para amenizar os problemas relacionados ao abastecimento no Semiárido. "Por ser uma entidade ligada ao homem do campo, a Fetag conhece de perto os problemas enfrentados por eles. A presidente Rosângela Moura e demais representantes nos trouxeram suas principais demandas e muitas delas serão atendidas. Foi bom ver a preocupação da entidade com os problemas relacionados a estiagem. Quero destacar que a Defesa Civil vai receber e, sempre que possível, deve atender as demandas da entidade porque seus representantes conhecem de perto a realidade de cada município", ressaltou Hélio Isaías.
Fonte: Gonçalo Naza