
A ursa Marsha deixou o Parque Zoobotânico, na zona Leste de Teresina e foi levado para um recinto situado entre São Paulo e Minas Gerais após uma grande mobilização em que 240 mil internautas apoiaram a transferência da ursa alegando que ela estaria sofrendo devido ao calor no Piauí.
Marsha foi resgatada de um circo, onde sofria maus-tratos por cerca de 20 anos e foi trazida para o Zoobotânico. Marsha ficou conhecida como a ‘ursa mais triste do mundo” e logo gerou a indignação de vários ativistas de proteção animal que iniciaram uma campanha nas redes sociais pedindo a retirada da ursa do Parque Zoobotânico. Os ativistas alegavam que a ursa sofria no ambiente quente e seco, que ela deveria viver em temperaturas mais amenas.

O caso foi parar na Justiça, e após oito meses de negociação e grande mobilização de ativistas dos direitos dos animais, foi determinada a transferência da ursa para um santuário animal localizado no estado de São Paulo.
O Governo do Piauí e a Confederação Brasileira de Proteção Animal entrarem em acordo sobre a transferência da ursa.
O resgate
Marsha será levada a São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Agentes da FAB, veterinários, ativistas nacionais e uma equipe do Santuário Rancho dos Gnomos, acompanham a transferência.
A ursa será colocada em uma caixa de transporte que tem 4, 5 metros de comprimento, 1, 4 metros de altura e 2 metros de largura. A ativista Luisa Mell e a atriz Alexia de Champ vieram para o resgate.
Marsha está há mais de 19 horas sem se alimentar e os veterinários vão tentar atrai-la para a caixa com comida. Caso não haja êxito, será preciso dopar o animal, mas a equipe tenta evitar esta opção.
A equipe acredita que a remoção da ursa leve quatro horas. Cerca de 15 profissionais especializados trabalham para que tudo ocorra bem e evitar que o animal se estresse.
Os profissionais tiveram que serrar as grades da jaula onde Marsha está para que a caixa transporte se aproxime mais do animal. Em seguida Marsha será levada até o Aeroporto de Teresina, onde segue em viagem para São Paulo.

Fonte: Alinny Maria