Geral

Equatorial, Águas de Teresina e Oi lideram ranking de reclamações do Procon no Piauí

Procon apresentou documento com lista de reclamações nesta sexta-feira (13) na sede do Ministério Público em Teresina

Valciãn Calixto

Sexta - 13/03/2020 às 14:51



Foto: Divulgação/MP-PI Sede do Ministério Público em Teresina
Sede do Ministério Público em Teresina

Um ranking divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Ministério Público, através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), apresenta Equatorial Piauí, Águas de Teresina e Oi como as empresas que mais receberam reclamações por parte dos clientes durante 2019 no Piauí.

O Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas 2019 é publicado anualmente para que se dê à população sobre as reclamações tratadas junto aos órgãos do Sistema Nacional do Consumidor. Segundo o documento, a Caixa Econômica Federal (CEF) lidera o ranking de resolutividade.

Nosso órgão é encarregado da orientação e defesa do consumidor. Essa atividade é mais uma forma de lembrar aos consumidores que eles têm o direito de reclamar e de ser ouvido. E, quando se sentirem prejudicados, devem nos procurar para que tenham acesso aos seus direitos”, disse Nivaldo Ribeiro, coordenador geral do Procon.

Em todas as unidades que fazem parte do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (SEDC) foram registrados 14.252 atendimentos. Tanto o cadastro como o Relatório Anual de Gestão do Procon 2019 foram apresentados a consumidores piauienses durante Café da Manhã na sede do Ministério Público em Teresina.

Consumidores que acompanharam o evento, falaram sobre a importância do Procon para seus reclames. “Eu tive problemas com cobrança indevida de uma operadora. Fiz o contato com o Procon, por meio do site, e em 15 dias fui contactada pela operadora. Então, tive uma experiência positiva”, afirmou Ivanildes Soares, estudante e consumidora.

OUTRO LADO

A assessoria de comunicação da Equatorial Piauí disse que a empresa “não vai se posicionar sobre o assunto”.

Procurada, a Águas de Teresina emitiu nota de esclarecimento e afirmou que mantém canais de diálogo com a população para atender as demandas apresentadas.

NOTA

A Águas de Teresina informa que responde integralmente às demandas apresentadas pelos consumidores via Procon, prestando os devidos esclarecimentos. As reclamações que chegaram ao órgão não representam nem 1% do número de unidades consumidoras atendidas pela concessionária.

A empresa mantém uma postura transparente e acessível junto aos usuários tendo à disposição os canais de atendimento, incluindo Ouvidoria. Também está na rotina da Águas de Teresina manter uma relação de proximidade com os órgãos fiscalizadores estando disponível sempre que solicitada.

Confira relatórios divulgados pelo Procon abaixo.

ANEXO I - CADASTRO GERAL DAS RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS NO ANO DE 2019.pdf

CADASTRO 10 MAIS FUNDAMENTADAS.pdf

CRF 2019 ATENDIDAS.pdf

CRF 2019 NÃO ATENDIDAS.pdf

Portaria Normativa nº 01.2020 - Publica o cadastro estadual de reclamações _.pdf

Fonte: Com informações do MP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: