Geral

Embrapa instalará microdestilaria no município de Boa Hora

SEBRAE Embrapa Projeto Boa Hora Teresina

Quarta - 21/05/2014 às 22:05



Foto: Caio Bruno/Alepi Deputado federal Jesus Rodrigues (PT-PI)
Deputado federal Jesus Rodrigues (PT-PI)
O município de Boa Hora, situado a 150 km de Teresina, será contemplado com uma microdestilaria para produção de etanol. O projeto faz parte de um estudo realizado pela Embrapa Meio Norte para diagnosticar a viabilidade de agricultores familiares produzirem esse biocombustível em pequena escala.

A escolha do município foi determinada pela tradição de Boa Hora na produção de rapadura, na qual é empregada a mesma matéria-prima a ser utilizada no estudo: a cana-de-açúcar. A microdestilaria será gerenciada por uma associação sob a consultoria da Embrapa e equipada com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Jesus Rodrigues, no valor de R$ 500 mil.

A fabricação do biocombustível deverá ser feita em conjunto com outras atividades, como a produção de açúcar mascavo, melaço e outros, para garantir um ciclo ininterrupto de trabalho. As atividades serão executadas em galpão a ser construído em terreno doado pela Prefeitura de Boa Hora.

“Dentro do nosso plano de governo está a revitalização do comércio da rapadura porque é a principal fonte de renda do município, mas a lucratividade cai muito em determinados períodos do ano, por isso a ideia de aliar essas duas ou três linhas de atuação", afirma o prefeito Zé Rezende.

De acordo com o coordenador do plano de ação Transferência de Tecnologia da Embrapa, Marcos Emanuel Veloso, o galpão terá 160m² de área coberta, com capacidade para produzir até 300 litros de etanol por dia.

Para o deputado Jesus Rodrigues, o objetivo de todo esse esforço é difundir as técnicas de produção de etanol junto aos agricultores familiares, que constituem uma importante parcela da população brasileira. “O resultado positivo desse projeto poderá ser reproduzido em várias outras localidades país a fora”, ressalta o parlamentar.

Recentemente, pesquisadores da Embrapa visitaram engenhos de Boa Hora com a finalidade de identificar as condições de trabalho para, a partir daí, propor um cronograma de ações a serem desenvolvidas junto aos produtores rurais. O chefe-geral da Embrapa, Luiz Fernando Leite, ressaltou que o recurso da emenda já está disponível e a expectativa é de que até o final do ano a microdestilaria esteja funcionando.

O SEBRAE também participará do estudo cuidando da análise da microdestilaria enquanto negócio, ou seja, da viabilidade econômica e financeira do empreendimento.

Fonte: Cristal Sá

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: