
Duas estudantes de Teresina, no Piauí, tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Vitória Castro e Letícia Islávia eram alunas do Colégio CEV. A redação tinha como tema a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, o que pegou muita gente de surpresa. Em todo o país, apenas 53 pessoas alcançaram a nota máxima na redação.
Vitória, de 19 anos, relatou que em sua usou várias referências a pensadores, o que enriqueceu o texto. Ela citou o livro Cidadãos de Papel, de Gilberto Dimenstein, que defende que os Direitos Humanos existem, mas não são respeitados. Ela disse ainda que o acesso ao cinema no Brasil é difícil, principalmente para quem é pobre e mora distante das capitais.
Vitória pretende cursar Medicina e ressaltou que se dedicou bastante ao Enem. Toda semana ela escrevia de duas a três redações, além de estudar para as matérias que pesam mais para o curso pretendido.
A jovem Letícia Islávia, 19 anos, que também tirou nota mil, disse que também vai tentar uma vaga para o curso de Medicina. Ela conta que não lembra exatamente o que escreveu no seu texto, mas garante que valeu a pena o esforço. Esta é a terceira vez que Letícia participa do Enem e agora ela está bastante otimista de que vai cursar o ensino superior.