
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran‑PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e com apoio da Secretaria de Planejamento (Seplan), dará início, nesta sexta-feira (11), às aulas do programa CNH Social Estudantil. A aula inaugural será realizada no auditório Poty, do Blue Tree Towers Rio Poty Hotel de 13h às 17h, em Teresina.
O programa vai beneficiar estudantes da rede pública estadual com a formação gratuita para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação na categoria A (motocicleta). A iniciativa contempla 10 mil alunos da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que completem 18 anos até o fim do curso.
O objetivo é oferecer gratuitamente todas as etapas para a primeira habilitação, desde as aulas teóricas e práticas até os exames do Detran. Durante a aula inaugural, os alunos passarão por procedimentos iniciais, como coleta de fotografias e impressões digitais.
Inclusão social e segurança no trânsito
O programa tem como metas principais promover a inclusão social dos jovens e reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas, que ainda são maioria entre as vítimas fatais no trânsito piauiense.
A diretora-geral do Detran‑PI, Luana Barradas, ressalta que a formação adequada dos condutores é fundamental para salvar vidas. “No Piauí, assim como em grande parte do Brasil, os motociclistas representam a maioria das vítimas de acidentes de trânsito. Diante disso, o Detran tem intensificado ações em diversas frentes, ampliando a fiscalização, promovendo educação no trânsito e estabelecendo parcerias com as escolas”, afirma.
Próximos passos
Após a aula inaugural, os estudantes darão início às aulas teóricas e práticas e, ao final, farão os exames exigidos para a concessão da CNH. Todas as etapas são gratuitas para os selecionados.
Segundo o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o CNH Social Estudantil representa uma política pública que une formação cidadã e oportunidades reais para os jovens. “Estamos promovendo educação para o trânsito, cidadania e inclusão social. É mais uma ação da nossa política de universalização das escolas de tempo integral e de formação completa, que prepara os estudantes para a vida”, disse o secretário.
Com isso, o governo estadual espera não apenas facilitar o acesso dos jovens à habilitação, mas também prepará-los para um trânsito mais seguro e com mais oportunidades no mercado de trabalho
Fonte: Detran - PI