Geral

Deputado Jesus Rodrigues questiona repasse desigual do milho subsidiad

PAA Milho Agricultores Campo Maior Raclamação

Quinta - 20/02/2014 às 17:02



Foto: Assessorias Jesus Rodrigues questiona repasse desigual do milho subsidiado
Jesus Rodrigues questiona repasse desigual do milho subsidiado
A oferta de milho subsidiado aos agricultores atingidos pela seca foi uma medida paliativa adotada pelo governo federal diante do longo período de estiagem que atravessa o Nordeste. Contudo, conforme o deputado federal Jesus Rodrigues (PT), essa oferta não tem sido feita com igualdade entre os estados nordestinos.

Em busca de uma solução para o impasse, o deputado esteve reunido com o diretor de política agrícola e informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), João Intini, juntamente com o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, e o secretário de Relações Institucionais do município, Cezar Robério.

Durante a reunião, realizada na quarta-feira (19), na sede da Conab em Brasília, o deputado e o prefeito levaram a reclamação dos agricultores sobre o desabastecimento de milho no Piauí. Segundo Jesus Rodrigues, a quantidade enviada ao estado vem diminuindo a cada mês, “além disso, o Piauí tem recebido menos milho do que outros estados que enfrentam a mesma situação”, lamentou o parlamentar.

Chamado por teleconferência, o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo de Araújo Melo, afirmou ao parlamentar que verificará a referida diferenciação e, caso seja confirmada, tomará as providências para garantir equidade. O diretor também assegurou que ocorrerá um novo leilão na próxima sexta-feira (21) para a compra de milho ensacado, o que garantirá o envio do grão para o Piauí nos próximos meses.

O deputado afirmou ainda que quer apenas que o estado receba milho suficiente para as necessidades dos agricultores. “Hoje os agricultores que vão aos postos recebem senhas para voltar em março. Eles não podem esperar todo esse tempo”, informou o parlamentar.

PAA

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, pediu esclarecimentos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para solucionar problemas como o escoamento do excedente da produção. “Por exemplo, nosso município é o maior produtor de melancia do estado do Piauí e no pico da safra o preço cai muito e o produtor acaba perdendo o seu lucro. O que podemos fazer?”, questionou.

O diretor da Conab, João Intini, pediu que o município cadastre o maior número de entidades para receber os produtos do programa e avisou que estas mesmas entidades têm até julho de 2014 para se adequar às novas exigências. “Temos como garantir a compra dos produtos que estão dentro do planejamento do programa e ao preço cotado no estado”, explicou o diretor.

Fonte: Ascom - Dep Jesus Rodrigues

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: