Geral

IBGE

Cresce número de mulheres vereadoras, policiais civis e militares no Piauí

Os dados foram divulgados hoje em nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com informações sobre condições de vida das mulheres no país

Da Redação

Sexta - 08/03/2024 às 13:47



Foto: Polícia Militar/Divulgação Cresce número de mulheres vereadoras, policiais civis e militares no Piauí
Cresce número de mulheres vereadoras, policiais civis e militares no Piauí

O Piauí registrou crescimento no número de mulheres nas Câmaras Municipais e em instituições majoritariamente masculinas, como Polícia Civil e Militar, em 2020. Os dados constam no estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil” divulgado nesta sexta-feira (08), Dia da Mulher, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

O levantamento foi realizado no ano de 2020. Segundo a pesquisa, o Piauí tem 429 vereadoras nas Câmaras Municipais, que representava cerca de 20% do total de todos os cargos de vereador no Piauí, fazendo do estado o terceiro com maior proporção de parlamentares femininas nas câmaras. 

O levantamento fez um comparativo de dados entre os anos de 2016 e 2020. Em 2016, o estado tinha 363 vereadoras, o que representava cerca de 16,9% de todos os cargos de vereador no estado.

No que se refere à participação das mulheres piauienses na política nacional, mais precisamente na Câmara dos Deputados, houve um retrocesso, pois em 2016 o estado possuía 4 mulheres Deputadas, o que representava 40% do total dos representantes piauienses, e em 2023 não havia nenhuma mulher piauiense representando o estado naquela Câmara legislativa.

O estudo aponta que também tem crescido a participação das mulheres em cargos das Polícias Militar e Civil do estado do Piauí.

Assim, em 2014, um contingente de 575 mulheres faziam parte dos quadros daquelas Polícias no estado, o que representava 8,4% do total de policiais. Já em 2019 o quantitativo de mulheres participando das Polícias passou para 705, o equivalente a cerca de 9,3% do total de policiais do estado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: