Geral

VIAGEM

Como planejar uma viagem de baixo custo pela Europa

A ideia é fazer uma viagem pela Europa sem gastar além da conta? Veja como é possível

Da redação

Quinta - 01/06/2023 às 19:56



Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil Viagem
Viagem

Você não quer mais adiar o sonho de fazer uma viagem pela Europa, mas precisa manter um orçamento apertado para não ter um pesadelo ao voltar para casa? Este é o tripé para o seu planejamento funcione:

Preparação. Organize ao máximo a sua viagem, pois isso é essencial para evitar gastos inesperados e contar com documentos necessários para entrar na Europa.

Escolhas. Enriqueça a sua experiência com opções alinhadas ao estilo de vida local.

Foco. Além de economizar em passagens aéreas e hospedagem, estabeleça um limite de gastos por dia ou por semana para não perder o controle dos custos da viagem.

Importante: por mais que você se comprometa a não estourar o orçamento de viagem, é recomendável fazer um seguro-viagem e/ou um fundo de reserva para emergências.

7 dicas para viajar barato pela Europa

Ninguém gosta de fazer contas enquanto está viajando, mas você pode encarar a etapa de planejamento de viagem como parte da diversão. Assim, fica mais fácil garantir que as surpresas sejam boas e que você faça boas descobertas desde já:

  1. Programe sua viagem pela Europa na baixa temporada

A época de baixa temporada na Europa vai de setembro a dezembro e de janeiro a junho, ou seja, durante os meses que não coincidem com o verão europeu. Ainda assim, vale a pena evitar o período das festas de final de ano e os feriados mais importantes na região, como a Páscoa e o Spring Break (um intervalo de férias escolares equivalente à “semana do saco-cheio” no Brasil).

  1. Pesquise ofertas de passagens aéreas para a Europa

Depois de escolher a melhor época para viajar à Europa e decidir quanto tempo você vai ficar, pesquise os preços de voos em diferentes companhias aéreas. Para isso, você pode fazer simulações com diferentes destinos para entrar na Europa, data e horários, usando plataformas como Skyscanner, Kayak e Google Flights — inclusive, o Google tem uma ferramenta que indica qual é o momento ideal para comprar passagens aéreas.

  1. Monte um roteiro para economizar tempo e dinheiro

O país de entrada na Europa faz toda a diferença para o seu planejamento. Por exemplo, se você encontrar passagens aéreas baratas para Madri, na Espanha, faz sentido visitar países vizinhos como Portugal, Andorra e França, mas é preciso elaborar um trajeto inteligente para aproveitar algumas das principais atrações desses lugares em vez de passar a maior parte do tempo nos deslocamentos.

Essa é uma equação importante em seu planejamento, então é bom considerar o seguinte:

Os voos de companhias low-cost podem reduzir suas despesas e o tempo de viagem entre países, mas você terá que chegar antes aos aeroportos (que podem ficar fora da região central do seu destino ou em cidades menores).

Viajar de trem é mais demorado, mas as estações costumam ficar no centro e você só precisa chegar alguns minutos antes da partida. Ao comprar passes de trem ainda no Brasil, você pode fazer paradas para visitar outras cidades no trajeto.

  1. Confira onde há eventos e atrações gratuitas

Ao fechar o seu roteiro de viagem pela Europa, comece uma pesquisa básica sobre o calendário de eventos na época de sua viagem, as atrações que mais combinam com os seus interesses e, claro, o que há de grátis ou barato para fazer em cada lugar. Para isso, você pode conferir o site oficial das cidades e dar uma olhada em plataformas como o TripAdvisor e o Instagram.

  1. Reserve acomodações práticas e bem localizadas

Pense nas possibilidades de locomoção com transporte público (ou a pé) antes de fechar uma reserva de hotel, hostel, apartamento etc. As acomodações costumam ser mais baratas em lugares distantes do centro, mas essa opção não pode comprometer o tempo que você tem para explorar a cidade.

  1. Explore uma área por vez e mergulhe na cultura local

Mesmo que você consiga um lugar bom-bonito-e-barato para ficar em uma região turística ou no centro da cidade, vale a pena organizar os seus passeios por região da cidade. Por exemplo, você pode começar o dia conhecendo um parque (sem gastar nada para entrar), almoçar em um restaurante local, visitar um museu, tomar um café em um lugar charmoso, ver vitrines e, se tiver pique, assistir uma peça ou curtir uma balada... tudo em ruas próximas ou, pelo menos, no mesmo bairro.

  1. Conte com a tecnologia para economizar

Você consegue imaginar como as pessoas faziam “mochilão pela Europa” nos anos 90, sem celular e precisando trocar dinheiro em todos os países antes da mudança para o Euro? Agora a dificuldade é desgrudar os olhos dos dispositivos e não se perder nas opções, pois você pode usar os mapas online e diversos outros aplicativos para economizar na viagem.

As operadoras Vodafone, Movistar e Orange têm uma grande cobertura no continente e ofertas de chips baratos para usar na Europa. E, se a ideia é viajar em grupo, use um app para controlar os gastos de viagem que conte com a opção de “separar a conta”. Assim, fica mais fácil manter o orçamento diário... e as amizades!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: