Geral

CNH Digital: 5 principais dúvidas já respondidas

Trazendo mais facilidade e praticidade para os motoristas, a CNH Digital tem acesso via smartphone

Da redação

Quarta - 22/03/2023 às 20:43



Foto: Divulgação Carteira digital
Carteira digital

No Brasil, é comum o uso de diversos documentos em nosso dia a dia, como a carteira de identidade, o CPF, o título de eleitor e, claro, a carteira nacional de habilitação, também conhecida como CNH.

Com a chegada da era digital, a CNH também ganhou sua versão digital, o que traz mais praticidade e facilidade para muitos motoristas. Porém, com essa novidade, surgem alguns questionamentos. Por isso, neste artigo, vamos responder as cinco principais dúvidas sobre a CNH Digital.

1. Quem pode usar a versão digital da CNH?

Qualquer pessoa que tenha a CNH emitida a partir de maio de 2017 pode utilizar a versão digital do documento. Nesses documentos, existe um QR Code que permite a utilização da versão digital.

2. A CNH digital é segura?

Sim, a CNH Digital é um documento seguro. Ela possui diversos recursos de segurança, como um QR Code que permite a validação do documento em tempo real pelos agentes de trânsito, além de utilizar a mesma base de dados da CNH impressa, o que garante a autenticidade do documento. Além disso, o processo para gerar o documento virtual foi desenvolvido para evitar que clonagens e fraudes aconteçam.

3. Quais as vantagens da CNH Digital?

Uma das principais vantagens da CNH Digital é a praticidade. Com ela, o motorista pode ter acesso ao seu documento a qualquer momento, sem precisar se preocupar em portar a CNH impressa. Além disso, a CNH Digital pode ser utilizada como um documento de identificação sempre que for necessário, já que o documento é válido em todo o território brasileiro.

4. Como tirar a CNH Digital?

Para tirar a CNH Digital, o motorista precisa ter a CNH impressa em mãos e estar com sua situação regularizada junto ao Detran de seu estado. Em seguida, é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível nas lojas de aplicativos para iOS e Android, e seguir as instruções para cadastrar seu documento. É importante destacar que, depois do cadastro, o sistema encaminhará um link para confirmar o email. Com isso, basta acessar o app utilizando seu CPF e a senha de 4 dígitos.

5. Preciso de internet para utilizar o aplicativo?

Sim, é necessário ter acesso à internet para utilizar a CNH Digital. Isso porque o documento é armazenado em um servidor online e precisa ser baixado para o dispositivo do usuário. No entanto, é possível acessar o documento mesmo sem conexão à internet, desde que ele tenha sido baixado anteriormente.

A CNH digital é uma alternativa prática e segura para os motoristas que desejam ter mais comodidade ao transportar seus documentos. Com ela, é possível acessar a CNH de forma rápida e fácil pelo smartphone, além de contar com a segurança de uma autenticação exclusiva. Vale lembrar que, apesar de ser uma opção mais moderna, a CNH física ainda é um documento importante e deve ser utilizada já que nem sempre seu celular pode estar com bateria.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: