Geral

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ChatGPT agora permite controlar o uso por menores e avisa pais sobre conversas sensíveis

Recurso dá opção de definir horários de uso, restringir recursos e ser avisado sobre interações delicadas.

Da Redação

Sábado - 04/10/2025 às 08:26



Foto: Reprodução g1 Recurso na atualização do Chat Gpt dá opção de definir horários de uso, restringir recursos e ser avisado sobre interações delicadas
Recurso na atualização do Chat Gpt dá opção de definir horários de uso, restringir recursos e ser avisado sobre interações delicadas

A OpenAI anunciou novos recursos de controle parental no ChatGPT. A ferramenta permite que pais e responsáveis monitorem e restrinjam o uso da inteligência artificial por adolescentes, oferecendo mais segurança. A novidade chega em meio a crescentes preocupações e processos nos Estados Unidos que acusam aplicativos de IA de prejudicar a saúde mental de jovens. O recurso já está disponível para todos os usuários.

Como Funciona?

Quando ativado, o controle parental permite que o adulto vincule sua conta à do adolescente. Automaticamente, são aplicadas proteções extras, como a redução de conteúdo gráfico, dramatizações sexuais, românticas ou violentas e ideais de beleza extremos.

"Os pais terão a opção de desativar essa configuração, se quiserem, mas os adolescentes não podem fazer alterações", explicou a OpenAI.

O adolescente pode enviar um convite para o responsável, que terá acesso a diversas configurações:

  • Definir Horários de Uso: Bloquear o acesso ao ChatGPT em períodos específicos.

  • Bloquear Imagens: Desativar a criação e edição de imagens na plataforma.

  • Desligar Voz: Impedir o uso da função de conversação por voz com o robô.

  • Controlar a Memória: Evitar que o ChatGPT salve interações passadas.

  • Restringir o Treinamento: Impedir que as conversas do jovem sejam usadas pela OpenAI para treinar o modelo de IA.

Alerta para conversas problemáticas

O novo sistema inclui um recurso que alerta os pais quando o adolescente tem conversas consideradas sensíveis ou problemáticas. Se a tecnologia identificar "danos potenciais", uma equipe treinada da OpenAI analisará a situação. A própria empresa se compromete a entrar em contato com os responsáveis por e-mail, SMS e notificação no celular.

"Sabemos que alguns adolescentes recorrem ao ChatGPT durante momentos difíceis. Por isso, criamos um sistema de notificação para ajudar os pais a saber se algo pode estar seriamente errado", informou a companhia.

Para ativar o controle, o responsável deve ir em Configurações no ChatGPT e clicar em "Controle dos pais" (ou acessar diretamente via chatgpt.com/parentalcontrols). Em seguida, basta enviar um convite ao filho por e-mail ou SMS e, após o aceite, ajustar as configurações na sua própria conta.

Fonte: g1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: