Saúde

INTOXICAÇÃO

Ministro da Saúde confirma investigação por suspeita de intoxicação por metanol no Piauí

Alexandre Padilha está no estado e confirmou a informação

Da redação

Sábado - 04/10/2025 às 10:13



Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil Alexandre de Padilha, Ministro da Saúde
Alexandre de Padilha, Ministro da Saúde

O Ministério da Saúde confirmou a investigação de um caso suspeito de intoxicação por metanol em um paciente internado no Piauí. A informação foi repassada neste sábado (4) pelo ministro Alexandre Padilha, que fez um alerta à população sobre os riscos do consumo de determinadas bebidas alcoólicas.

“Estamos monitorando o caso suspeito no Piauí. Existe uma determinação do Ministério da Saúde para que qualquer suspeita de intoxicação seja notificada imediatamente ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí”, destacou Padilha.

De acordo com o ministro, até o momento, as ocorrências de adulteração foram identificadas em destilados incolores, vendidos em garrafas com lacres de rosca. Por isso, a recomendação é evitar esse tipo de produto até a conclusão das apurações.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI) é o responsável por analisar emergências em saúde pública, como surtos de doenças, coordenando ações de vigilância epidemiológica no estado.

Padilha explicou ainda que, ao notificar o caso, o profissional de saúde deve perguntar ao paciente onde ele consumiu e comprou a bebida. Essas informações são repassadas diretamente às forças de segurança, que investigam os locais suspeitos.

Suspeita de intoxicação por metanol em Parnaíba

Um rapaz de 28 anos com suspeita de intoxicação por metanol foi internado o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, nesta sexta-feira (3). Segundo apurou o Portal Piauí Hoje, o jovem tomou gin na quarta-feira (1º) e deu entrada no hospital apresentando visão turva e dor no estômago, mas está consciente e orientado.

A Polícia Civil do Piauí foi acionada e o delegado Ayslan Magalhães visitou o paciente para coletar o depoimento. 

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que ainda não tem conhecimento de nenhum caso suspeito no estado e que o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) não foi notificado.

NOTA À IMPRENSA

A Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) informa que o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) recebeu um paciente com sintomas que levantaram a suspeita de possível intoxicação por metanol.A unidade segue o protocolo institucional validado, elaborado com base nas diretrizes do Ministério da Saúde (Nota Técnica Conjunta nº 360/2025). O paciente permanece em acompanhamento clínico, sob medidas de suporte, e foram solicitados exames laboratoriais para confirmar ou descartar o diagnóstico.

Todas as condutas estão sendo adotadas em conformidade com as recomendações oficiais. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) encaminhou o caso para a Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local e vai iniciar os procedimentos de investigação para apurar a origem da possível substância.

As Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública do Piauí reforçam que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a proteção da população.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: